Qual a diferença de uma reta para um segmento de reta?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Retas: linhas infinitas destituídas de curvas. Elas não têm início, nem fim. São indicadas por letras minúsculas. Segmento de Reta: é uma parte da reta, marcada por dois pontos.

Segmentos de reta possuem fundamento parecido com o da semirreta. A diferença está no fato de o segmento de reta possuir início e fim, diferentemente da semirreta, que só possui um ponto de início, mas não possui fim. Duas retas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de pontos que possuem em comum.

Significado de Reta
substantivo feminino Traço cuja direção é única e direta, sem obstáculos, curvas, ângulos.

Na matemática, as retas são linhas infinitas formadas por pontos. Elas são representadas por letras minúsculas e devem ser desenhadas com setas para os dois lados, indicando que não possuem fim. Já os pontos da reta são indicados por letras maiúsculas.

Os segmentos de reta são classificados como: consecutivos, colineares, congruentes e adjacentes.

Os instrumentos mais conhecidos que são utilizados para medir segmentos de reta são: régua, trena e fita métrica. Já o resultado proveniente da Geometria Analítica depende da localização dos pontos A e B e baseia-se no cálculo do comprimento da hipotenusa de um triângulo retângulo.

Os segmentos de retas podem aparecer também nas semirretas. A diferença entre reta, semirreta e segmento de reta, é as retas são infinitas para ambos os lados, as semirretas são infinitas somente em um sentido. Já os segmentos de retas são finitos.

Triângulos são figuras geométricas formadas por três segmentos de reta que se encontram nas extremidades. Assim, são polígonos com três lados, três ângulos e três vértices. Um triângulo é um polígono que possui três lados e que necessariamente é uma figura plana cujos lados são segmentos de reta.

SEGMENTO DE RETA Se dois pontos são distintos, então existe uma reta que passa por eles, seja A e B dois pontos da reta AB, a reunião dos pontos A e B e todos os pontos pertencentes à reta AB que esteja entre esses pontos, é chamado de segmento de reta.

Uma reta pode ser definida como um conjunto de pontos infinitos, com tamanho infinito e unidimensional. Essa figura geométrica pode está disposta nas posições horizontal, vertical e inclinada.

Os números na reta numérica são dispostos em relação ao zero. Assim, os números positivos ficam do lado direito da reta, e os negativos, do lado esquerdo. O lado positivo é organizado de forma crescente, ou seja, do menor termo numérico para o maior.

Desse modo, as retas possuem infinitos pontos e nenhum espaço entre eles. As retas são objetos que possuem uma dimensão apenas, assim, só é possível tomar uma medida em qualquer objeto que esteja definido dentro de uma reta: o comprimento.

Para calcular o comprimento desse segmento de reta, utilizamos uma fórmula deduzida do teorema de Pitágoras. Dados os pontos A(xA, yA) e B (xB, Yb), para calcular a distância entre esses dois pontos, utilizamos a fórmula dAB² = (xB – xA)² + (yB – yA)².

Quadrado. Forma geométrica plana que apresenta quatro lados e ângulos iguais. É considerado um polígono, denominado quadrilátero, por possuir 4 segmentos de reta.