Qual a diferença de uma pessoa controladora e manipuladora?

Perguntado por: eornelas4 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

As personalidades controladoras também podem causar problemas para os líderes. As pessoas manipuladoras que se reportam a você podem querer o seu trabalho ou sentir que podem fazê-lo melhor que você. Desta forma, manipuladores podem ignorar as suas instruções ou atacar você na frente da equipe.

Características das pessoas controladoras

  1. Têm baixa autoestima. Algumas pessoas precisam da sensação de controle para se sentirem importantes. ...
  2. Jamais respeitam a privacidade alheia. ...
  3. São donas da verdade. ...
  4. Não sabem lidar com imprevistos. ...
  5. Não têm limites. ...
  6. Vivem sobrecarregadas.

Os manipuladores emocionais são experts em distorcer fatos e isolar acontecimentos, contando no momento e da maneira que mais lhe convém. Assim, conseguem manipular pessoas e circunstâncias para que os resultados sejam do jeito no qual planejaram, tendo uma falsa ilusão de que estão no controle de qualquer situação.

O comportamento controlador manifesta-se em ações que parecem sufocantes – como, por exemplo, o seu parceiro checar o seu celular ou o computador para saber onde você está, e suspeitar dos seus amigos, colegas de trabalho, ou até mesmo membros da família. Em casos severos, isso pode levar ao abuso.

Repetindo: Gente controladora tem grande dificuldade de confiar em Deus e talvez nunca conseguirá se render verdadeiramente a Jesus. E como lemos em Provérbios 3 e no salmo 37, é quando confiamos que abrimos as portas de nossa vida para o agir poderoso de Deus.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.

De acordo com a psicóloga Adriana de Araújo, nos tornamos manipuladores porque em certos momentos de nossas vidas interpretamos situações e vivências como ameaçadoras à nossa existência. "Queremos estar sempre um passo à frente de tudo, e assumir o controle total para que nos sintamos mais seguros.

A conversa é o melhor remédio – Discuta a situação com o controlador e exponha seus sentimentos. Se não adiantar, procure ajuda especializada e aja de maneira diferente, condicionando o controlador a mudar suas atitudes. Sem ressentimentos – Seja determinado na mudança e defenda suas opiniões sem brigas.

Então siga estas dicas:

  1. Adquira autoconfiança. Por incrível que pareça pessoas controladoras são inseguras e, por isso, têm pavor de perder o controle sobre as pessoas e situações. ...
  2. Equilibre a sua ansiedade. ...
  3. Reconheça que o controle é uma ilusão. ...
  4. Cuidado com as manipulações. ...
  5. Respeite o outro.

O que é mania de controle? A pessoa controladora sente a necessidade de ficar de olho em tudo. Ela tenta manejar a vida alheia, oferecendo palpites aqui e ali ou fazendo escolhas pelos outros, principalmente no caso de filhos, cônjuges e amigos íntimos.

O narcisista manipulador odeia ser rejeitado e não aceitará facilmente o fim. Mas com determinação, apoio psicológico e mudança de comportamento é possível se libertar.

Se há algo que os manipuladores detestam, é a comunicação direta. Sabe aquela coisa de jamais chamar o outro de cachorro, mas sempre oferecer um osso como recompensa? Então, a regra geral é que eles adoram usar o sarcasmo para ridicularizar ou minimizar pensamentos, sentimentos e ações.

5 dicas para desarmar um manipulador

  1. Reconheça-o. ...
  2. Aprenda a dizer não. ...
  3. Mantenha a distância. ...
  4. Faça perguntas sempre que puder! ...
  5. Não se culpe nem se pressione. ...
  6. Preserve-se de manipulações daqui em diante.

Dicas Para Lidar Com Pessoas Controladoras de Forma Positiva

  1. 1 – Mantenha o Diálogo. Conversar é sempre a melhor maneira de se entender com alguém e isso também vale quando a situação envolve uma pessoa controladora. ...
  2. 2 – Defenda a Sua Individualidade Pacificamente. ...
  3. 3 – Mude o Seu Comportamento. ...
  4. 4 – Cuide da Sua Autoestima.

Em um relacionamento tóxico há dependência do outro, tanto financeira, emocional ou física. Quando você dá sinais de que vai cuidar de si, o outro detesta e tentar manter você sob controle. E por vezes, o outro faz você acreditar que não tem capacidade para realizar seus planos.

Um marido controlador faz você se sentir inferior às demais pessoas. Com frequência ele tem algo a dizer sobre você, seja sobre seu peso, sua roupa ou até mesmo sua personalidade. Não importa o quanto você tente mudar para agradá-lo (ou apaziguar as críticas que geram tanto sofrimento).

As perguntas as irritam, pois elas preferem estar no controle dos questionamentos sempre. Tome cuidado, pois perguntas demais podem fazer com que a outra pessoa pense que precisa de ajuda para tomar todas as decisões. Com o tempo, ela fará com que você duvide de suas próprias capacidades de decisão.