Qual a diferença de uma moto mix para uma Flex?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

O sistema da Honda CG 150 Titan Mix não é idêntico ao dos carros flex por exigir um mínimo de 20% de gasolina no tanque para garantir partidas a frio. A Mix tem duas luzes no painel: “MIX” e “ALC”. Segundo o fabricante, quando a luz “MIX” acender é necessário colocar ao menos dois litros de gasolina.

Essa central eletrônica detecta, por meio de sensores, qual tipo de combustível está sendo “queimado” pelo motor e escolhe o mapa mais adequado. “As motos flex têm, em geral, quatro mapas na central eletrônica: só para etanol; mais etanol que gasolina; meio a meio; e mais gasolina.

O sistema Flex One dispensa subtanque para a partida a frio. Ao destravar as portas pelo controle da chave, um conjunto de aquecedores presentes na linha de combustível entra em ação, aumentando a temperatura da mistura ar/combustível para garantir uma partida rápida e segura, mesmo em situações de baixa temperatura.

Desenvolvida pelos engenheiros da Honda especificamente para o público brasileiro, o sistema Mix possui componentes exclusivos e dispensa qualquer tipo de adaptação, permitindo o uso da gasolina, do álcool ou da mistura álcool/gasolina.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro: veículos flex podem funcionar com os dois combustíveis de modo separado ou com a mistura de ambos em qualquer proporção. Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário.

Com uma média de consumo de 29,2 km/ litro, ele gastaria mais de 102 litros de álcool, porém pagaria R$ 111,98. Lembrando que esses valores são praticados em postos da capital paulista. São mais de R$ 60,00 por mês de economia.

As outras medições de consumo na cidade e em estradas indicaram que a nova Titan 150 está bastante econômica: em todas registrou média de consumo de 40 km/l. Com o novo tanque de combustível, agora com 16,1 litros, a autonomia poderia chegar a excelentes 600 quilômetros.

Com a MIX acesa, recomenda-se adicionar pelo menos dois litros de gasolina no tanque. Com a ALC acesa, recomenda-se colocar pelo menos três litros de gasolina. Se a luz ALC piscar, significa que a combinação de baixa temperatura e grande proporção de álcool no tanque vai dificultar a partida.

etanol

O etanol apresenta certo grau de acidez, o que leva a uma maior corrosão das peças do motor do veículo. Já a gasolina possui um baixo poder de corrosão, bem como tem a capacidade de realizar a limpeza de peças do motor quando este estava sendo utilizado com etanol.

Ocorre que o poder calorífico do etanol é menor do que o da gasolina, assim é preciso queimar mais combustível para rodar a mesma distância. Em média, essa diferença é de 30%. Ou seja, se por exemplo uma moto faz 50 km/l de gasolina, no etanol fará apenas 35 km/l.

Apesar de ser mais caro que o etanol, o rendimento energético da gasosa é maior. Um carro com o tanque cheio de gasolina vai rodar mais quilômetros do que um carro abastecido com álcool.

É permitido misturar gasolina comum à aditivada? Sim. O motor não é prejudicado com essa mistura. No entanto, o que pode ocorrer é uma diluição dos aditivos e assim não seja feita a limpeza do motor, que é a função dessas substâncias.

Um motor flex é aquele capaz de funcionar à base de combustíveis diferentes. Com essa tecnologia, o usuário pode escolher o combustível que melhor lhe atenda naquele momento. Essa escolha pode ser feita com base no desempenho do veículo ou na economia de combustível.

A novidade dessa versão é a tecnologia FlexOne, que dispensa o subtanque para partida a frio ao adotar um sistema de aquecimento do combustível para tornar a temperatura da mistura ar/combustível ideal para entrar em combustão imediata na ignição, mesmo em clima frio.

LINHA 2010 TEM OUTROS MODELOS
Depois de rodar pelas estradas paulistas sem dó do acelerador, a média foi um pouco mais baixa: 27,55 km/l.

O modelo faz, em média, 40 Km/l. Detalhe: o tanque tem capacidade para armazenar 16,1 litros de combustível.

Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.

Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.

Em casos emergenciais, e apenas em carros com motor flex (carros a gasolina ou diesel não podem receber álcool), pode-se usar álcool de farmácia com teor GL superior a 90º GL. Entretanto, álcool de supermercado e bebidas alcoólicas não devem ser usados, pois podem causar danos ao motor.