Qual a diferença de uma barriga inchada e de grávida?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Quando o organismo da mulher se prepara para menstruar, ela pode reter líquido e a barriga ficar mais protuberante. Por isso dizemos que barriga inchada pode ser gravidez quando o atraso é superior à uma semana.

Como Diferenciar Barriga de Grávida de Gordura
A barriga de grávida é mais “durinha” que a barriga de gordura localizada, e vai crescendo conforme os meses de gravidez. Por isso, só dá pra confundir as duas nos primeiros meses, e depois já fica mais claro que a barriga é de grávida.

Por isso não queira tentar saber se está grávida tocando a barriga, você pode errar feio. Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação.

Até a sétima semana é natural que a barriga ainda esteja mais amolecida. A posição do bebê também dá a impressão de que o ventre está mais mole. Não há motivos para ligar o sinal de alerta. Para evitar sobressaltos, é importante verificar com o médico se tudo está correndo bem.

1. Massagear a barriga. Passar as mãos na barriga e sentir que há uma pessoa crescendo ali dentro é, sem dúvidas, algo emocionante para mamães, papais e familiares próximos. O que nem todo mundo sabe é que esse toque carinhoso é benéfico também para o próprio bebê.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Os principais sintomas de gravidez são: ausência de menstruação, enjoos matinais, alterações de humor, cansaço excessivo e aumento da vontade para urinar, que tendem a surgir após algumas semanas.

A hérnia abdominal é caracterizada pela presença de um inchaço ou caroço na barriga, o chamado saco herniário. É o sinal de que o intestino está rompendo uma musculatura. Não é raro que esse rompimento seja assintomático e, dependendo do caso, pode fazer com que o saco herniário varie de tamanho.

O teste do cloro consiste em misturar dentro de um recipiente a urina da mulher com cloro. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

Dor abdominal na gravidez provocada pela própria gravidez
Alterações hormonais, mudanças na anatomia abdominal e pélvica, crescimento do útero, contrações uterinas, movimentação do feto, compressão de órgãos abdominais e alterações dos ligamentos da pelve são algumas das causas comuns das dores “normais” da gravidez.

Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml.

Primeira semana de gravidez: 5 sintomas que podem surgir

  1. Cólicas abdominais. ...
  2. Sensibilidade nas mamas. ...
  3. Cansaço excessivo. ...
  4. Variações de humor. ...
  5. Repulsa para cheiros fortes.

Via de regra, a maioria das mulheres grávidas notam os primeiros sinais da barriga despontando entre a 12ª e a 16ª semana de gestação. É justamente neste período em que o útero começa a se esticar logo acima do osso púbico, aquele localizado acima da vagina.

O primeiro mês de gravidez é marcado pela adaptação da mulher à maternidade: seu corpo passa por profundas mudanças, assim como as emoções. Nesse período, você já pode sentir a barriga durinha e os seios mais inchados e doloridos. Os cheiros passam a se tornar mais perceptíveis, trazendo, com eles, náuseas e enjoos.