Qual a diferença de um mancal é um rolamento?

Perguntado por: lvasconcelos . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

A primeira e principal característica que diferencia esses dois tipos de rolamentos é simples: o seu formato. Enquanto os mancais de deslizamento possuem elementos deslizantes que podem, ou não ser planos, os mancais de rolamento contam com elementos esféricos rolantes.

Basicamente, o mancal é um elemento de máquina que serve como apoio fixo para a transmissão mecânica em elementos girantes (eixos e rolamentos). Via de regra, são itens fabricados em ferro fundido ou aço, sempre bipartidos (base e tampa).

Mancais são elementos de máquina muio importantes em um arranjo de rolamentos. Desempenham um papel de realizar o suporte de eixos, e podem ser de deslizamento ou rolamento. Desse modo a verificação de sua de manutenção e a constante lubrificação, assegura um aumento na vida útil do equipamento.

Os principais tipos de rolamentos são: Rolamentos autocompensadores. Rolamentos axiais. Rolamentos Radiais.

O rolamento de caminhão é um componente que permite o movimento rotativo entre duas ou mais elementos. A peça cumpre o papel de redutor de atrito entre componentes do veículo, o que evita o desgaste e a diminuição da vida útil dos demais componentes do caminhão.

O funcionamento das máquinas e equipamentos depende de componentes como o mancal. Esse elemento mecânico serve como apoio para elementos girantes, como fusos de esferas e eixos, e deve estar em perfeitas condições para possibilitar diversas atividades industriais.

O rolamento sem deslizamento é caracterizado pela velocidade no ponto de contato com o solo ser igual a . Rolamento sem deslizamento. Ou seja, o ponto onde a velocidade toca o solo está em repouso!

O que considerar na hora de escolher um mancal para rolamento?

  1. Tamanho do arranjo;
  2. Cargas aplicadas;
  3. Rotação;
  4. Meio Ambiente – Alta, média ou baixa contaminação;
  5. Espaço disponível (principalmente para futuras manutenções preventivas).

Podem ser: ajustes incorretos da máquina, do eixo e da caixa de mancal; assento defeituoso do rolamento; desalinhamento; método de montagem inapropriado; excesso de tensão elétrica; manuseio e armazenagem irregulares; etc.

Os principais modos de falha são:

  • Falhas de vedação – Abrasão causada por entrada de elemento estranho no mancal de rolamento;
  • Marcas durante instalação (montagem incorreta);
  • Lubrificação inadequada, excessiva ou insuficiente;
  • Corrosão;
  • Descargas elétricas;
  • Lascamento;

Os mancais de rolamentos são compostos por dois anéis concêntricos e entre eles possuem elementos rolantes, como esferas, roletes, agulhas. Esse tipo de mancal é indicado para projetos que necessitam de maior velocidade e menor atrito.

Os de escora simples são compostos por dois anéis e uma única carreira de esferas e gaiola, projetados para suportar apenas carga axial em um único sentido, já o de escora dupla é composto por três anéis e duas carreiras de esferas, além da gaiola, suporta apenas carga axial nos dois sentidos.

Mancais de esferas radiais são projetados para suportar forças perpendiculares à direção do eixo, ou cargas radiais. Alguns mancais de esferas são capazes de resistir a carga radial e axial aplicada sobre o eixo. Esses mancais de carga axial e radial funcionam por contato angular axial.

Rolamento é um componente que permite movimento rotativo (controlado ou não) entre dois ou mais elementos. Serve principalmente para reduzir o atrito ou fricção de deslizamento entre as superfícies de contato (eixos, polias ou mancais de rolamento, por exemplo).