Qual a diferença de um ingresso meia e inteira?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Por Quê? Por Gabriel Oliva * A lei brasileira da meia-entrada determina que estudantes e idosos paguem metade do valor do ingresso comprado pelas demais pessoas. Num cinema, se a inteira custar 30 reais, a meia-entrada sai por 15.

O ingresso social é um ingresso com desconto válido apenas mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento. Inteira: ingresso destinado às pessoas NÃO se enquadram na política de meia-entrada e optam por não ter desconto mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento.

Em alguns dias da semana, redes de cinemas como o Cine Araújo, Centerplex e Cinesystem disponibilizam ingressos no valor de meia-entrada para todos os clientes. Nessas situações, durante o processo de compra você só encontrará o ingresso de tipo “Todo Mundo Paga Meia” e/ou “Meia-entrada”.

Meia-entrada: Conforme mencionado anteriormente, a lei garante desconto de 50% no valor do ingresso para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

MENORES DE 21 ANOS
Ao completar 22 anos, perde-se o direito ao benefício. A comprovação é realizada mediante apresentação obrigatória de Documento de Identidade oficial com foto, expedido por órgão público e válido em todo território nacional, original ou cópia autenticada.

As condições elegíveis a meia-entrada são as seguintes: Estudantes - O benefício é vigente para alunos da educação básica e educação superior, conforme previsto no Título V da Lei no 9.394, de 20.12.1996. A lei não estende o benefício a cursos livres, tais como cursos de inglês e informática.

A meia-entrada é a responsável por permitir que milhares de jovens possam complementar sua formação para além da sala de aula. Sem a lei e esse direito, os valores dos ingressos poderiam impedir que os estudantes mais pobres pudessem frequentar espaços essenciais para seu desenvolvimento educacional e cultural.

É preciso comprovar sua situação de estudante em nível fundamental, médio, técnico ou superior de alguma forma, como uma carteirinha de estudante fornecida pela instituição de ensino, carteira da União Nacional dos Estudantes (UNE) ou até mesmo o comprovante de matrícula dentro do prazo de validade.

ID Estudantil – A ID Estudantil é a carteirinha de estudante digital e gratuita para o usuário emitida pelo MEC. Para o acesso do aluno dar certo, é preciso que a instituição de ensino cadastre as informações dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC.

É a venda dos ingressos durante os dias que antecedem o evento. É vender antes por garantia. Ela permite uma tranquilidade ao organizador que, como sabemos, não pode correr o risco de apostar todas as fichas apenas na bilheteria do dia da realização do evento.

metade da turma 'e estudante mas o resto nao.

Segundo a lei Federal 12.933/2013 que regula a meia entrada em qualquer estabelecimento, a mesma cita que: é destinado uma certa quantidade de ingressos ao público estudante, deficiente, idosos e professores, e que a empresa no qual está oferecendo determinado evento, não pode separar em lotes uma determinada ...

É possível compra de até 4 ingressos por cliente, desses 4 apenas 2 podem ser meia-entrada.

Política de Meia-Entrada
As leis federais atualmente em vigor garantem o benefício da Meia entrada para idosos, estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos.

A ID Jovem é um documento que garante direito à meia entrada tanto em eventos culturais, quanto esportivos. Quem possui esse benefício também pode conseguir passagens de ônibus interestaduais gratuitas ou com desconto.