Qual a diferença de TV digital e analógica?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Enquanto a transmissão analógica utiliza ondas eletromagnéticas contínuas, a transmissão digital utiliza uma corrente de bits, em códigos binários, utilizadas também na linguagem digital de computadores, CDs e DVDs, e celulares, que transforma sons, imagens, textos, gráficos em bits.

A TV Digital é um formato de transmissão considerado melhor por possibilitar novas transmissões e interações de um formato impossível na TV analógica. Começa pela própria melhoria na qualidade, tanto de imagem, quanto de som.

O objetivo é concluir o processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre até 31 de dezembro de 2023, data final para desligamento dos sinais analógicos no Brasil.

Sistema analógico
Esse sistema funciona de forma simples, através da emissão de ondas eletromagnéticas contínuas, que variam em função do tempo. Esse tipo de sinal viaja por longas distâncias, por isso, muitas oscilações acontecem, o que interfere na qualidade do sinal captado pelos televisores.

Para saber se precisa instalar conversor e antena para receber o sinal digital, o telespectador deve conferir se na sua televisão está aparecendo um “A” na tela. Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é analógico e, então, é preciso fazer mudanças.

Como a transmissão do novo sistema é feita através de UHF, ninguém precisa comprar antena especial para receber conteúdo digital das emissoras de TV, basta utilizar a boa e velha antena interna ou externa.

O passo a passo da migração é o seguinte: verificar se há disponibilidade do sinal em sua região, adquirir uma antena UHF conectada à TV para que El receba o novo sinal, conseguir um conversor digital (em caso de modelos muito antigos ou daquelas TV's de tubo) e, finalmente, sintonizar os canais de forma digital.

O primeiro passo para descobrir se uma TV tem o conversor digital é procurar se ela possui o selo "DTV". Se possuir, com certeza é digital. Se você não achar esse selo, mas o aparelho for de LED, LDC ou plasma e foi fabricado após o ano de 2010, provavelmente seja digital.

Qual a melhor antena digital? A escolhida como a melhor antena externa é a Intelbras AE 3010, devido a seu acabamento e alto índice de ganho. Sua estrutura foi pensada para captar bem o sinal, e também ser resistente à corrosão e outros efeitos do tempo.

Ao comprar uma TV nova, procure sempre pelo selo DTV, se essa etiqueta estiver na sua TV, o aparelho já está preparada para receber o sinal digital, só falta instalar a antena. Um kit digital, com o conversor e a antena, costuma sair por menos de R$ 100.

Pelo cronograma oficial, 2023 será o último ano do programa de promoção de desligamento do sinal analógico no país, iniciado em 2016.

A secretaria de comunicação social eletrônica do Ministério das Comunicações do governo Lula terá algumas missões importantes para serem executadas em 2023. A primeira delas é o desligamento da TV analógica, cujos canais precisam sair do ar até o final do ano, e iniciar o processo de implementação da TV 3.0.

Tal conversão é efetuada por um Conversor Analógico-Digital ("A/D converter" ou ADC). O sinal recebido, depois de digitalizado, é processado e, na maioria das vezes, será utilizado para atuar sobre o circuito analógico que gerou o sinal original ou até mesmo sobre outro circuito.

A TV analógica, que usa tecnologias mais antigas de transmissão de dados, atinge uma resolução máxima de 720 x 480 pixels, o chamado sinal SD. Além disso, o sinal digital é mais estável e confiável, sem chuviscos ou fantasmas na imagem.

Para transformar a sua TV em Smart é preciso instalar o conversor Smart TV. O processo é bem simples, não tem segredo! Ao comprar o conversor Smart, você só precisa instalar o cabo HDMI ou AV/RCA na sua TV e no aparelho, ligá-lo e conectá-lo à internet (via Wi-Fi ou cabo).

Compactação do sinal: na transmissão analógica, os sinais não podem ser comprimidos ou compactados, tal como ocorre na transmissão digital.

Relação dos Televisores com Conversor Digital:

  • AOC. D32W831. D42H831. LE32D3330. LE39D3330. ...
  • CCE. LH42G. LK32G. LK42D. LN14G. ...
  • LG. 19LV2500. 22LE5300. 22LE6500. 22LV2500. ...
  • Panasonic. TC-L32G11B. TC-L37G11B. TC-L42G11B. TC-L32C20B. ...
  • Philco. PH58E30DSG LED. PH55M LED SMART 3D. PH42B25DG. PH42E45DSG 3D. ...
  • Philips. 26PFL3404D. 32PFL3404D. 32PFL5604D.

A seguir, veja quais são os padrões de TV digital e entenda suas principais características.

  • Padrão norte-americano. Conhecido como Advanced Television Systems Committee (ATSC), é o modelo que substitui a versão analógica chamada de NTSC. ...
  • Padrão europeu. ...
  • Padrão japonês. ...
  • Padrão nipo-brasileiro.

Para que seu aparelho sintonize canal digital é necessário que ele possua o conversor digital. Na maioria dos produtos ela já vem interno porém se sua TV não possui um será preciso adquirir um conversor externo.

Televisores. Para receber o sinal digital, é preciso ter um aparelho de televisão com conversor embutido, ou colocar um conversor. Os aparelhos mais recentes possivelmente têm conversor embutido. É preciso conferir pelo menu da TV ou pelo manual do aparelho.

Se o seu televisor de LCD, LED ou plasma não tiver o conversor embutido, você precisará conectar um conversor de TV Digital ABERTA nele. A instalação é muito simples: basta conectar o conversor e o televisor por meio de um cabo HDMI, que geralmente é fornecido com o conversor de TV Digital.