Qual a diferença de tubo industrial e tubo patente?

Perguntado por: rdias . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Diferencia-se do Tubo Industrial por ter a medida externa determinada por tabela de bitolas-padrão própria dos tubos patentes. Por exemplo: o tubo patente de seção nominal de 1 polegada (25,40 mm) tem na verdade 33,40 mm de medida externa. Os tubos patente são voltados para as mais diversas aplicações.

A diferença entre os dois tipos de tubos está na sua fabricação, mas interfere diretamente na escolha dependendo da necessidade de utilização. O tubo de aço com costura é produzido, durante o processo de fabricação, a partir da soldagem de uma chapa de metal.

O que são Tubos Mecânicos? Os tubos mecânicos são propriedades de usinagem e soldabilidade, produzidos com aço inoxidável que proporciona um alto valor de resistência e maior durabilidade. São tubos indicados para a construção mecânica, principalmente na formulação de peças.

Uma patente é definida, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI, 2020), como um título legal que documenta e legítima, temporariamente, o direito exclusivo do titular de uma invenção ou de um modelo de utilidade, sejam estes criações novas ou aperfeiçoamento de criações existentes.

Certamente, o primeiro lugar onde pesquisar para saber se uma patente já existe é no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). O órgão, que é responsável pela concessão das patentes no Brasil, possui um amplo banco de dados com as invenções já registradas.

Abaixo listamos os 4 tipos de materiais mais utilizados em tubulações numa construção.

  • 1- TUBULAÇÃO DE COBRE. Uma das tubulações mais comuns e que há mais tempo é utilizada, são os tubos de cobre. ...
  • 2- TUBULAÇÃO DE PVC. O tipo de tubulação mais utilizado nas construções brasileiras. ...
  • 3- TUBULAÇÃO DE CPVC. ...
  • 4- TUBULAÇÃO PEX.

Quais são os principais tipos de tubos?

  • Tubo de aço carbono.
  • Tubos Mecânicos.
  • Tubos de aço trefilados.
  • Tipos de tubos: escolha o que modelo que melhor atenda suas necessidades.

Podemos dizer que, basicamente, a diferença entre os tubos está em seu processo de fabricação. Enquanto o tubo inox é feito a partir do aço inoxidável, o tubo galvanizado é feito, geralmente, de aço carbono, que passa pelo processo de galvanização.

TIPOS DE TUBOS DE AÇO. Existem vários tipos de Tubos de Aço: Tubo Metalon, Tubo Schedule, Tubo Quadrado, Tubo Retangular e Tubo Redondo.

As tubulações industriais, por sua vez, podem ser divididas em duas classes principais: tubulações de instalações industriais e tubulações fora de instalações industriais.
...
Suas principais características são:

  • Tubulações de processo;
  • Tubulações de utilidades;
  • Tubulações de instrumentação;
  • Tubulações de drenagem.

A única diferença é a nomenclatura resultante do padrão. Um tubo é uma tubulação redonda para distribuir fluidos e gases, designados por um tamanho nominal de tubo (NPS ou DN) que representa uma indicação aproximada da capacidade de transporte da tubulação.

Os Tubos Flexíveis são meios condutores de líquidos, gases ou até mesmo sólidos, os quais são conformados através de fitas de aço inox, zincado, galvanizado ou flandres, o que permite aos tubos grande flexibilidade e resistência a altas temperaturas e pressões.

O Tubo Mecânico ST 52 é especialmente indicado em peças onde a redução de peso e a elevada propriedade mecânica são muito importantes. O aço é de graduação fina, elevado limite de escoamento e elevada resistência, além de possuir excelentes propriedades de usinagem e soldabilidade ilimitada.

De acordo com a Lei da Propriedade Industrial (LPI), existem dois tipos de patentes: Patente de Invenção e Modelo de Utilidade.

O que é patente exemplo? A patente de invenção é aquela que apresenta uma nova solução para um problema técnico específico, trata-se de um produto novo, alguns exemplos são: o ferro elétrico e o telefone; já o modelo de utilidade pode ser definido como uma nova forma ou disposição em um objeto de uso prático.