Qual a diferença de tração e compressão?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

A compressão pode ser denominada como tal quando a peça estiver sendo "empurrada", ao contrário da tração, onde ela está sendo "puxada". A compressão tem muitas implicações na resistência dos materiais, na física e na engenharia estrutural, pelo fato da compressão produzir quantidades consideráveis de stress e tensão.

A compressão ocorre quando a força axial aplicada estiver atuando com o sentido dirigido para o interior da peça. Por exemplo, uma pequena chapa de aço engastada em uma morsa, sendo gradativamente comprimida pelos dois engastes, estará recebendo forças com direções opostas, porém, apontando para seu interior.

A tração é uma força de contato que é transmitida através de um meio físico capaz de puxar ou tracionar corpos distantes. Ela possibilita a transferência de forças entre diferentes corpos, mas também permite que a direção e o sentido das forças transmitidas sejam configurados de acordo com a necessidade.

O ensaio de tração é um ensaio mecânico amplamente utilizado para a determinação das propriedades mecânicas de um material. Consiste basicamente na aplicação de uma carga uniaxial que provoca o alongamento paralelo ao eixo de aplicação da carga em um corpo de prova padronizado até a fratura.

O Ensaio de Compressão é utilizado para a determinação da curva de tensão-deformação dos materiais, principalmente quando há dificuldade de realizar o teste de tração, podendo ser realizado nas máquinas universais de ensaios mecânicos.

SIGNIFICADO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
É a medida da resistência aos esforços de compressão, suportados por uma peça ou superfície.

Além de reduzir a dose, a compressão impede o movimento da paciente e auxilia na distribuição dos tecidos mamários, reduzindo a sobreposição e facilitando a visualização das estruturas da mama nas imagens(1-3).

Os fabricantes também destacam que usar peças de compressão ajudam a diminuir a vibração nos músculos durante a prática esportiva e melhoram o fluxo sanguíneo, ou seja, aumentam a oxigenação no músculo e, consequentemente, aceleram a recuperação.

Simplificadamente, a compressão é um esforço aplicado em determinada direção e que tem o objetivo de causar uma deformação. Assim sendo, o material exposto a tal força será avaliado quanto à resistência e elasticidade, por exemplo. Em geral, o comportamento padrão de um corpo de prova comprimido é o encurtamento.

Podemos medir a tração em qualquer ponto de uma corda por meio de um dinamômetro. O dinamômetro é um aparelho utilizado para medir força.

Método para calcular a força de tração
Calcular a aceleração do sistema como um todo, utilizando a resultante das forças que exercem no sistema e a massa, na segunda lei de Newton; Utilizando a aceleração do sistema e a massa do objeto em questão, é possível calcular a força de tração.

CONCEITO: Quando um corpo que está sob ação de forças externas, na direção do seu eixo longitudinal, origina-se Esforços Normal no seu interior, mesmo sendo de equilíbrio a situação. Assim como todo o corpo está em equilíbrio, qualquer parte sua também estará.

Tração, ou tensão, é nome que se dá à força que é exercida sobre um corpo por meio de cordas, cabos ou fios, por exemplo. A força de tração é particularmente útil quando se deseja que uma força seja transferida para outros corpos distantes ou ainda para alterar a direção de aplicação de uma força.

De forma bem simples, a tração pode ser entendida como a força que o motor manda aos pneus para o carro andar. Geralmente, os carros mais populares, ou que são feitos pra andar mais em ruas asfaltadas, costumam ter tração só em duas rodas – que pode ser traseira ou dianteira.

A força é uma ação que pode alterar o estado em repouso ou em movimento de um corpo. Consegue portanto fazer acelerar ou modificar a velocidade, a direção ou o sentido do movimento de um corpo. A tensão, por sua vez, é o estado de um corpo submetido à ação de forças opostas que o atraem.

Caminhão trator ou de tração é o veículo automotor destinado a tracionar (arrastar) outro veículo, seja por sistema de engate, acoplamento ou interligado por cambão a semirreboques, ou ainda, a outro (s) caminhão (ões) trator (es).

Podemos pensar na tensão de uma corda como T = (m × g) + (m × a), onde "g" é a aceleração da gravidade em qualquer objeto sendo puxado pela corda e "a" é qualquer outra aceleração nos mesmos objetos.

A fórmula da tração de um fio é: T = m (a + g).

Segundo Chiaverini em seu livro “Tecnologia Mecânica II”, Resiliência é a capacidade de um metal absorver energia quando deformado elasticamente e devolvê-la, quando descarregado do esforço que provocou a deformação, e Tenacidade, é a capacidade do material deformar-se plasticamente e absorver energia antes da ruptura.

Quais são as fases do ensaio de tração?

  • Tensão máxima de tração;
  • Tensão de Escoamento;
  • Tensão de Ruptura;
  • Região de encruamento;
  • Região de estricção.

É a zona onde o material já sofre deformação plástica porém esta não é detectada pela máquina de ensaio pois o material "escoa" ou expande sem necessitar de mais força (tensão). A explicação do fenômeno é metalúrgica e está ligada, no aço, a baixas quantidades de carbono.