Qual a diferença de trabalhador autônomo e informal?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Trabalhador autônomo é a pessoa física que exerce atividade econômica por conta própria. É o prestador de serviços a outra pessoa que não tem vínculo empregatício, mas pode ter um contrato. Trabalhador informal não tem vínculo, nem carteira assinada ou qualquer tipo de contrato.

O trabalho informal consiste no desempenho de determinada atividade sem vínculo formal empregatício. Em outras palavras, o trabalho informal é desempenhado por cidadãos autônomos. Alguns exemplos de trabalho informal são os camelôs, ambulantes, pintores, feirantes e motoristas de aplicativos.

Quem trabalha informalmente não tem descontos no salário, mas também não tem garantias e nem pode contar com o INSS para o caso de doença, por exemplo. Já quem trabalha formalmente tem essas garantias, além de FGTS, férias e direito ao 13° salários.

Ou seja, o MEI não é considerado um trabalhador informal. Apesar do trabalho informal ser visto como sinônimo de emprego sem carteira assinada, não é considerado ilegal, qualquer pessoa pode exercer função na informalidade, porém há as consequências, como a falta de benefícios sociais.

empregados em postos informais; ou seja, empregados cuja relação trabalhista não é sujeita a leis trabalhistas, e/ou não credencia o empregado para proteção social e benefícios trabalhistas; e. trabalhadores por conta própria ou empregadores de empresas informais.

Significado de Informal
Uma pessoa informal é uma pessoa descontraída, que não segue regras rígidas. Também é uma palavra usada para descrever situações onde há cumplicidade, confiança ou familiaridade. Ex: O almoço de domingo com a minha família é sempre bom porque o ambiente é muito informal.

A principal vantagem do trabalho informal é o fato de o mesmo ser uma forma que as pessoas têm de obter rendimentos. Ao mesmo tempo, a possibilidade de obter uma renda melhor e o fato de poder gerir o tempo são outros proveitos tirados desse tipo de trabalho.

Desta forma, AUTÔNOMO é todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma eventual e não habitual. Exemplo: um contabilista, que mantém escritório próprio, e atende a diversos clientes.

Existem alguns trabalhos mais conhecidos no mercado que atuam como autônomos, por exemplo: Professor particular. Babá Vendedor de doces.

MEI pode ser profissional liberal, mas não é um autônomo. O MEI (Microempreendedor Individual) é o tipo de empresa mais simples que existe. É uma condição jurídica com CNPJ e possibilidade de emissão de notas fiscais dentro de regras definidas.

A renda informal é gerada a partir de trabalhos que não são registrados nem de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas e, muitas vezes, nem a partir de contratos.

Trabalho informal é um nome dada a uma modalidade específica de trabalho, em que empregador e empregado não possuem qualquer tipo de vínculo empregatício devido à ausência de registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Entre os 39,145 milhões de trabalhadores atuando na informalidade no País no terceiro trimestre, 61,3% eram negros, com um salário médio de apenas R$ 1.289 mensais. Outros 38,2% eram brancos ou amarelos, que recebiam mensalmente, em média, R$ 2.238.

É crime ser trabalhador informal? Se você acha que ser um trabalhador informal é crime está muito enganado, não há problema nenhum nisso. Além disso, qualquer pessoa pode ter um trabalho informal. Porém, é importante lembrar que, muitas vezes, você pode não ter direitos e benefícios sociais e trabalhistas.

A linguagem informal também é classificada de linguagem coloquial. Essa linguagem é aplicada quando os interlocutores são amigos ou familiares e em momentos de descontração.

Como declarar o imposto de renda? No caso dos trabalhadores informais, a melhor maneira de ficar em dia com a Receita é pagando o carnê-leão ao longo do ano.

Isso porque quem está na informalidade não tem direito aos benefícios concedidos pelo governo para amparar o trabalhador, como o seguro-desemprego, o 13º salário e o FGTS, por exemplo. Além disso, com a falta de registro profissional, o trabalhador também não é segurado pelo INSS.