Qual a diferença de tornaram ou tornarão?

Perguntado por: lsampaio9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Tornaram o jogo muito difícil para nós, felizmente acabamos por vencer. Tornarão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.

tornar em si
O mesmo que tornar a si.

Ambas as construções são correctas. Julgo que a dúvida está na frase b). Para se compreender claramente, é necessário servirmo-nos dos conhecimentos de gramática. Em ambas as frases, o predicado é tornou-se, em que o pronome se é complemento directo.

verbo pronominal, transitivo direto predicativo e bitransitivo Alterar, modificar ou passar a possuir uma nova condição, estado: ele se tornou médico; a mãe tornou a filha escritora. Retornar ao local de onde se estava; regressar: ele tornou a chegar; os tripulantes tornaram-se para o avião.

As duas formas estão corretas. São duas formas conjugadas do verbo tornar.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei):

Fazer, mudar para; volver.

tornar (verbo) -

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.

Quando o pronome oblíquo estiver antes do verbo (próclise, as formas utilizadas são as padrões: o, a, os, as. Quando o pronome oblíquo estiver depois do verbo (ênclise), as formas do pronome variam de acordo com o verbo que acompanham.

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

Conjugação do verbo: estar

  • Presente. eu. estou. tu. estás. ele/ ela/ você ...
  • Pretérito Imperfeito. eu. estava. tu. estavas. ele/ ela/ você ...
  • Futuro. eu. estarei. tu. estarás. ele/ ela/ você ...
  • Presente. que eu. esteja. que tu. estejas. ...
  • Futuro. se eu. estiver. se tu. estiveres. ...
  • Pessoal. eu. estar. tu. estares. ...
  • eu. estaria. tu. estarias. ele/ ela/ você

A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante.

Com o verbo ser, a concordância verbal é feita, como normalmente, com o sujeito gramatical, ou seja, o verbo ser concorda em número (singular ou plural) e pessoa (1.
...
ª) com o sujeito da oração:

  1. Eu sou feliz.
  2. Ele é feliz.
  3. Nós somos felizes.
  4. Elas são felizes.

Conjugação do verbo tornar-se

Infinitivotornar-se
Gerúndiotornando
Particípiotornado

Trata-se de uma ênclise do verbo auxiliar (=pode-se tornar). Essa colocação do pronome átono após o verbo auxiliar é raríssima no português do Brasil. A maioria dos brasileiros diria “Corinthians pode se tornar...” (sem hífen = próclise do verbo principal).

O verbo existir é erradamente conjugado no singular com sujeito plural, por se estabelecer uma relação errônea com o verbo haver. Este verbo é impessoal, sem sujeito, quando assume significado de existir, devendo ser conjugado apenas na 3ª pessoa do singular. Exemplos com o verbo haver: Há pessoas muito complicadas.

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.

Não existe ênclise (=pronome átono depois do verbo) quando o verbo está no futuro do presente do indicativo ou no futuro do pretérito. Isso significa que as formas “manteria-se, tornarei-me, sentará-se, realizaria-se” são inaceitáveis.