Qual a diferença de todo mundo e todo o mundo?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Não há “obrigatoriedade” no uso do artigo definido na expressao “todo (o) mundo”, quando ela tem o sentido de “todas as pessoas”. Para Domingos Paschoal Cegalla, Antonio Houaiss e outros estudiosos, as duas formas estão corretas: “todo o mundo” e “todo mundo”.

Significado de Todos
Plural de todo, do latim totus,tota,totum, "inteiro".

Que não tem fim, que dura eternamente: 1 ad aeternum, infinito, eternamente, para sempre, de modo eterno, sem fim à vista, sem fim.

Dizer “Bom dia a todos” seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso “neutro” que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, “todos e todas” pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.

Generalizando um pouco, podemos afirmar que, de algumas décadas para cá, todo mundo – inclusive escritores clássicos, referenciais – fez uma opção clara pela forma “todo mundo”, sem artigo.

O nome é um elemento de individualização da pessoa na sociedade. Ele é um direito de personalidade, algo íntimo. O nome é uma etiqueta que carregaremos por toda a nossa vida. Todo mundo tem direito ao nome, que é composto de prenome e sobrenome.

Última atualização em 28 de fevereiro de 2020 às, 10h57. A frase do título é muito atribuída às mães quando o filho manifesta desejo de ter os privilégios usufruídos por alguns colegas. Eu resolvi trazê-la para esse artigo para lembrar que cada profissional tem uma dificuldade, um desafio e uma barreira para superar.

1 universo, cosmo, cosmos, espaço, Galáxia, firmamento.

Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: 'Nossas saudações a todos'. Nos usos do ativismo, usa-se: 'Nossas saudações a tod@s', 'todxs', 'todes' e, mais recentemente, 'tods'.

Plural: anos-luz. Plural: anos-luz.

As formas TODOS OS e TODAS AS são usadas sempre que:
Todas as respostas estão erradas. Todos os candidatos foram aprovados.

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria? O gesto com as mãos simbolizando um L – fazendo um ângulo de 90° com o polegar e o dedo indicador – ficou popular na eleição de 1989 e até hoje é repetido pelos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Muitas vezes, temos que ceder porque só assim é possível conviver com as outras pessoas. Além disso, todos nós gostamos nos sentir queridos e gerar simpatia em nosso entorno. Logo, ter certo cuidado com nossa imagem social e com o que os outros pensam a nosso respeito é algo positivo e natural do ser humano.

A Bíblia diz que os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre. Isso significa que todos aqueles que colocam absoluta fé em Deus são inabaláveis, tal como é o monte Sião.

Por que existem pronomes neutros
Entretanto, ao contrário de outros idiomas, no português, o pronome neutro assume uma forma masculina. Por exemplo, em uma plateia de pessoas diversas, usa-se "todos" para se referir aos presentes. Mesmo que entre os presentes somente uma pessoa seja do gênero masculino.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Os resultados desta pesquisa evidenciam que a expressão todo mundo passou por uma recategorização gramatical e pode ser definida como um sintagma indefinido devido a sua natureza morfossintático-semântica.

O que é Altruísmo:
Uma pessoa altruísta é aquela que pensa nos outros antes de pensar em si. Para a pessoa altruísta, o próprio bem está condicionado ao bem do outro, age movida por um sentimento de responsabilidade e solidariedade com os problemas alheios.

180 mil palavras únicas e 576 mil definições. O Oxford Dictionary tem 273 mil palavras-chave 171.500 delas estão em uso corrente, sendo 47 mil palavras obsoletas e cerca de 90 mil palavras derivadas incluídas como subentradas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza gratuitamente um site e aplicativo com essa informação, no qual é possível pesquisar qualquer nome.

Os nomes surgiram com o próprio advento da linguagem, na Pré-História. A partir do momento em que descobre que é capaz de dominar e transformar a natureza, o homem começa a perceber também que pode nomeá-la e se comunicar, lançando as bases para o desenvolvimento das sociedades.