Qual a diferença de terçol e calázio?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Geralmente, a lesão se rompe e expele seu conteúdo inflamatório desaparecendo espontaneamente. O calázio é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, também localizada na pálpebra. Diferentemente do terçol, o calázio não é produzido por bactérias.

Para tratar o calázio, o médico oftalmologista pode receitar ao seu paciente pomadas, colírios anti-inflamatórios e remédios que devem ser tomados via oral. O profissional também pode indicar um tratamento caseiro e simples, que é a aplicação de compressas com água morna sobre as pálpebras afetadas.

Após 1 ou 2 dias, um calázio é localizado no corpo da pálpebra. Normalmente, um nódulo indolor ou pequeno se desenvolve. Um calázio geralmente drena através da superfície interior da pálpebra ou é absorvido espontaneamente ao longo de 2 a 8 semanas; raramente persiste por mais tempo.

A injeção de corticóide dentro do calázio pode ser eficaz na resolução de Calázios pequenos que estão demorando de serem absorvidos espontaneamente pelo organismo.

CILODEX® pomada é um medicamento de uso exclusivamente tópico ocular.

Vermelhidão e sensibilidade: O calázio pode causar vermelhidão e sensibilidade na pálpebra afetada. Possível visão turva: Em alguns casos, um calázio pode pressionar a córnea ou a conjuntiva, levando a uma visão turva temporária.

A primeira recomendação é não apertar, espremer e nem pressionar a região. O Calázio pode desaparecer sozinho sem tratamento. Utilizar compressas mornas e secas aceleram o processo de cura.

O calázio é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, também localizada na pálpebra. Diferentemente do terçol, o calázio não é produzido por bactérias. O aparecimento frequente de calázios pode ser indicativo de algum defeito de refração* do olho e deve ser avaliado por um médico oftalmologista.

O calázio é tratado com o uso apenas de compressas de água quente. Os antibióticos não são necessários rotineiramente, pois esta é uma condição inflamatória.

O calor e a umidade sobre o calázio fazem com que a secreção que está presa e endurecida no caroço formado amoleça e, assim, drene o calázio. Além disso, o paciente também pode massagear as pálpebras, o que também influencia na fluidez e drenagem da secreção.

APLIQUE COMPRESSAS MORNAS
No que diz respeito ao calázio, o tratamento mais comum consiste na aplicação de compressas mornas, que auxiliam na drenagem do líquido e amenizam os sintomas. O uso de pomadas, medicamentos corticoides ou antibióticos pode ou não ser indicado.

Feche um olho. Esfregue suavemente a toalha sobre os cílios e a borda das pálpebras por cerca de 30 segundos para soltar o óleo entupido. Aplique uma leve pressão ao longo dos cílios para espremer a oleosidade entupida das glândulas atrás dos cílios. Enxágue bem com uma toalha limpa, quente e úmida.

No entanto, caso você more na cidade do Rio de Janeiro, a média de valor da cirurgia de calázio é de R$2.000. Porém, a melhor forma de saber o preço exato que você precisará pagar, é consultar um especialista!

7- Geralmente, de três a cinco dias são suficientes para o retorno dos pacientes ao trabalho. Inchaço palpebral e hematomas podem aparecer em função do trauma cirúrgico, mas trata-se de um sintoma reversível e temporário.

A maioria dos calázios desaparece sem tratamento em 2 a 8 semanas. Se forem aplicadas compressas quentes várias vezes ao dia (por exemplo, de 5 a 10 minutos 2 a 3 vezes por dia), o calázio pode desaparecer mais rapidamente.

O tratamento do calázio é feito por um dos métodos citados abaixo, ou por uma combinação destes: – Compressas mornas: devem ser aplicadas sobre a pálpebra fechada, com um pano limpo umedecido em água morna, durante 5 a 10 minutos, por 3 ou 4 vezes ao dia. Em geral, desaparece em algumas semanas.

A causa do calázio é a obstrução da glândula de Meibômio, estrutura responsável pela produção de secreção sebácea do olho (um líquido muito fino e oleoso que lubrifica o olho). Essa glândula está localizada nas pálpebras superiores e inferiores, imediatamente atrás dos cílios.

Continuar lendo O que piora o calázio?