Qual a diferença de terá ou haverá?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Todos os dias, usamos “tem isso”, “há aquilo”, “tem mesmo?” Qual é, então, a diferença entre os citados verbos? Bem simples e vital: o “ter” só deve representar POSSE; já o “haver”, enquanto verbo principal, representa EXISTIR, ACONTECER, OCORRER.

O certo é “haverá” .
Quando o verbo haver é usado com o sentido de existir, fazer, acontecer ou de tempo decorrido, ele é impessoal. Afinal, não há sujeito para ele concordar.

Quando o verbo “ter” atua como um substituto do verbo “haver”, ele também deve ser empregado na 3. pessoa do singular, pois se trata de uso impessoal. Apesar de ser um uso informal, não é menos válido, pois é comumente encontrado até mesmo em textos mais formais, como os da grande imprensa, por exemplo.

Significado de Terá
Terá vem do verbo ter. O mesmo que: experienciará, efetuará, definirá, trará, ocupará, apresentará, haverá, julgará, conservará.

2 acontecerá, ocorrerá, sucederá, decorrerá, sobrevirá, transcorrerá.

Ter a ver é uma expressão que significa “estar relacionado com; dizer respeito a”. Ter a haver quer dizer “ter a receber”. – Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Amanhã não haverá aula à tarde devido ao jogo do Brasil.

A gente ou nós? As duas formas estão corretas e dependem da ocasião em que são empregadas. A gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles - leque que não inclui formas como “você” e “a gente”. Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

"Vai" é utilizado no modo imperativo quando queremos dar alguma ordem ou conselho. Por exemplo: "Vai até a opção rede". "Vá" é utilizado no tempo verbal presente do subjuntivo, quando queremos expressar alguma hipótese ou suposição.

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?

Esse tipo de verbo não apresenta sujeito e convencionou-se que a conjugação deve feita no singular, independentemente do tempo e modo verbal. No caso do presente do indicativo, é grafado sem acento circunflexo.

te·ra |é|

1. Que facilmente pode ser cortado ou partido. 2. Brando, mole.

Terá foi pai de Abrão
A Bíblia menciona, por exemplo que Sarai era irmã de Abrão por parte de pai (Gênesis 20:12). Significa então que Terá se relacionou com pelo menos uma mulher a mais do que com a mãe de seus três filhos Abrão, Harã e Naor (Gênesis 11:26).

Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.

Essa forma verbal é conjugada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Há muitas pessoas no mundo. Existem muitas pessoas no mundo. Obs: Mesmo que a frase esteja no plural, o “há” permanece no singular.