Qual a diferença de ter medo e temer a Deus?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

- Medo, significa: “pânico”, “susto”, “temor”; já temor, significa: “respeito”, “reverencia”, “adoração”; - O temor de Deus se aprende (Sl 33.

As palavras "temer" e "temor" são diferentes porque: temer é verbo, ou seja, é a ação de expressar medo. Pode ser conjugado: eu temo, tu temes, eles temem, nós tememos... temor é substantivo, ou seja, é o nome de um sentimento de medo.

Os medos são terríveis, são verdadeiros “diabos” que apavoram a nossa vida e a nossa existência. Precisamos deixar de lado a fé temerosa. Jesus disse a Pedro: “Homem fraco na fé”.

Teme vem do verbo temer. O mesmo que: preocupa, receia, assusta, inquieta.

1. Medo, receio; sentimento respeitoso. 2. [Figurado] Pessoa ou coisa que infunde medo.

28 E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência. 14 Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal. 10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.

Ter “medo” de Deus faz mais mal do que bem, e não é disso que a Igreja está falando. O temor do Senhor, ao contrário, é o dom do Espírito Santo por meio do qual nos lembramos de como somos pequenos diante de Deus e de seu amor e que o nosso bem reside no abandono humilde, respeitoso e confiante em suas mãos.

10 aNão temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11 Eis que envergonhados e humilhados serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo aperecerão.

O temor é a maneira correta de alguém se aproximar de Deus com reverência e respeito. Esse temor é puro e permanece eternamente (Salmos 19:9).

A palavra “temor” do hebraico yir'âh, significa “temor reverencial que o homem deveria sentir pela majestade, poder e posição exaltada do seu Criador” (D.B.A, p. 1.136).

10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do aSanto, o entendimento. 11 Porque por mim se multiplicam os teus adias, e anos de vida se te aumentarão. 12 Se fores sábio, para ti sábio serás; e se fores escarnecedor, só tu o asuportarás.

Em sua Segunda Epístola a Timóteo, Paulo ensinou que o medo não vem de Deus e aconselhou Timóteo a não se envergonhar de seu testemunho de Jesus Cristo. Além disso, incentivou Timóteo a suportar as provações fielmente e instruiu-o a ensinar os santos a arrependerem-se.

Deus fala que não é bom ser dominado pelo medo.
O medo é um sentimento natural mas pode nos paralisar e levar a decisões erradas. Quem confia em Deus não precisa ter medo do futuro.

O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.

Um grande exemplo de temor a Deus foi à atitude de José, filho de Jacó, um jovem que após ser vendido pelos irmãos (Gn 37; 39) foi trabalhar na casa do egípcio Potifar onde era constantemente assediado pela esposa de seu senhor.