Qual a diferença de tempo para eternidade?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

O tempo não pode medir a eternidade, pois na eternidade tudo permanece nada passa, tudo é um eterno presente, ela está acima de todo o tempo, e o tempo não é todo presente, o tempo é sentido e medido pelo homem e a eternidade é provinda Daquele que é eterno, Deus.

Também o substantivo eternidade, “aêon” em grego, e “eternitas” em latim, significam um tempo indefinido e não sem fim.

O tempo não pode medir a eternidade, uma vez que esta se encontra acima da temporalidade. Ao analisar o tempo, Agostinho recorre ao seu aspecto psicológico. A teoria do tempo é explicada por uma tríade: memória, intenção e espera (pretérito, presente e futuro), existente na mente humana.

4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem aolho viu um Deus, além de ti, que opera em favor daquele que nele espera.

Resumo: O tempo de vida do homem bíblico é, idealmente, um conjunto de três ciclos completos de quarenta anos cada, totalizando cento e vinte anos.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).

É uma vida fora do tempo. O tempo não faz parte desta vida, pois nada pode limitá-la, nem medi-la. É uma vida sem restrições, perfeita com Deus. Mas Jesus também destaca quem são as pessoas que podem receber esta vida eterna.

Como eu faço para entrar na vida eterna? Primeiro, é preciso conhecer e amar o único Deus verdadeiro, pois não há outro! Não podemos nos prostrar nem nos voltar para nenhum outro Deus.

Ter tempo para Deus é uma questão de prioridade (Lc 14,15-24) Jesus concluiu o Evangelho com uma sentença muito dura, mas ao mesmo tempo, muito verdadeira e real: “Nenhum daqueles que foram convidados, provará do meu banquete”. Muitos convidados simplesmente se comportam com indiferença.

Infinito é aquilo que não terá fim, mas teve um começo. Já o eterno é aquilo que não teve começo nem terá fim. Só Deus é eterno. O espírito humano é infinito, porque foi criado por Deus (teve um começo), mas, sendo imortal, nunca terá fim.

substantivo masculino Caráter do que não tem fim; do que dura para sempre. [Religião] Deus, segundo algumas religiões: Pai Eterno. adjetivo Que não terá fim; que se inicia, mas não se acaba; infinito: a vida não é eterna, você irá morrer.

TEMPO E ETERNIDADE, JORGE DE LIMA INICIA SUA VIAGEM EM BUSCA DE SUA ILHA UTÓPICA. RESUMO: A crítica atual concorda que Tempo e Eternidade é um livro de transição na poética de Jorge de Lima.

Se o tempo é infinito e a energia é finita, então o universo está o tempo todo se recriando e se reciclando. A primeira lei da termodinâmica é o que permite a Nietzsche se concentrar na questão das forças.

Hegel trata o tempo em suas três dimensões afirmando que somente o presente é existente, enquanto que o passado existe como recordação subjetiva e o futuro como esperança e temor.

Onde houver trevas, que eu leve a luz. consolar que ser consolado; compreender que ser compreendido,amar, que ser amado. e é morrendo que se nasce para a vida eterna

No cristianismo, por exemplo, uma das religiões mais propagadas no mundo ocidental, a figura de Deus é considerada eterna, (tanto que também é chamado de "Pai Eterno"), pois está presente no Universo desde antes da sua criação e, de acordo com a doutrina, permanecerá vivo mesmo após o seu fim.