Qual a diferença de tabernáculo e sacrário?

Perguntado por: lmartins2 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Ou «tabernáculo» é o pequeno recinto, à semelhança de caixa ou armário, onde se guarda a Eucaristia depois da celebração, para que possa ser levada aos doentes ou dela possam comungar, fora da Missa, os que não puderam participar nela. A palavra «sacrário» indica que é o lugar onde se «guarda o sagrado».

As igrejas começaram a manter Jesus eucarístico dentro do sacrário para que os fiéis pudessem passar um tempo de oração silenciosa diante dele. Por esta razão, muitas igrejas permanecem abertas durante o dia para facilitar esses encontros, convidando os cristãos a passar e adorar Jesus no tabernáculo.

Mesmo atualmente, em muitas igrejas, o sacrário está localizado próximo ao altar e ao corpo principal do edifício, nesses casos, não há capela do santíssimo. Católicos consideram um ato de devoção rezar nessa capela antes e depois das missas.

Onde Jesus Cristo está, no sacrário pela hóstia consagrada, é obrigatório que haja uma lâmpada de cor vermelha acesa e bem visível, sinalizando a presença d'Ele.

Feitos estes dois esclarecimentos, é preciso dizer que o ministro ordenado (o padre), que é ministro ordinário da comunhão, é a única pessoa que normalmente pode e deve abrir o Sacrário para verificar as Hóstias sagradas, para trazer ou levar a reserva, fazer a exposição do Santíssimo etc.

Na exposição “simples” ou “solene” do Santíssimo Sacramento, os fiéis não devem tocar o ostensório ou o cibório, como, infelizmente, se veem algumas vezes na televisão.

Ao contrário do que é muito comum atualmente, os fiéis NÃO devem tocar no ostensório, seja quando transportado, seja quando no altar: isto é uma forma de superstição, pois a fé em Cristo não depende de tocar, mas sim de crer Nele, Deus encarnado.

O tabernáculo era um lugar sagrado para os filhos de Israel, assim como o templo é um lugar sagrado para nós atualmente. Esse tabernáculo destinava-se a ser portátil porque os filhos de Israel mudavam-se freqüentemente enquanto estavam no deserto.

Tabernáculo: O tabernáculo consistia de três divisões através das quais a pessoa deveria passar para chegar à presença de Deus: o pátio externo, o santuário e o lugar santíssimo (ver Êxodo 25–30).

“O Senhor disse a Moisés que construísse um tabernáculo para que eles tivessem um local central para adoração, que fosse o centro de suas atividades. O tabernáculo foi o precursor do templo, era portátil e, assim, podiam carregá-lo com facilidade” (“Cremos em Tudo o Que Deus Revelou”, A Liahona, novembro de 2003, p.

De acordo com o Pe. Walmir, o Sacrário nas igrejas Matriz precisam de um lugar reservado. “Nas sedes de paróquia, ou seja, nas igrejas Matriz, deve ser colocado em uma capela ao lado, dentro do ambiente da igreja mas que seja um local mais apropriado para as pessoas fazerem a Adoração.

Ó Virgem Maria, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, glória do povo cristão, alegria da Igreja Universal, Salvação do mundo, rogai por nós e despertai em todos os fiéis a devoção à Santíssima Eucaristia, a fim de que se tornem dignos de comungar todos os dias.

Dados Históricos: O design do ostensório, normalmente confeccionado em ouro tem um significado, que vai muito além de simplesmente ser um objeto pomposo. Ele representa o sol resplandecente com raios saindo do centro, cujo simbolismo é evidente, a Luz de Cristo Espalhando-se pelo mundo inteiro.

CONOPEU: Cortina colocada na frente do sacrário.

O que dizer então de Maria, o primeiro Sacrário? Ela abrigou por nove meses o Deus feito homem. Maria é a criatura mais insigne, pois foi criada imaculada. Deus a ornou com a dignidade necessária, cheia de graça, para abrigar em seu seio o próprio Deus.

Rio de Janeiro

Santíssimo é um bairro de classe média e média-baixa da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Seu IDH, no ano 2000, era de 0,780, o 101º colocado entre 126 regiões analisadas no município do Rio de Janeiro. Localizado entre os bairros de Campo Grande e Bangu, possui cerca de 700 mil m² de unidades de conservação.

Somente o sacerdote validamente ordenado é o ministro capaz de gerar o sacramento da Eucaristia. Por essa razão, o uso de ministro da Eucaristia só se refere ao sacerdote. Em razão da ordenação, os ministros ordinários da sagrada comunhão são o bispo, o presbítero e o diácono.

O Ministro ordinário da exposição é o sacerdote e o diácono, somente eles podem dar a Bênção antes da reposição. Na ausência dos Ministros ordenados, podem expor e repor o Santíssimo, com cibório ou ostensório, os acólitos ou os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (cf. Idem, 91).