Qual a diferença de suor e transpirar?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os seres humanos transpiram para resfriar a temperatura do corpo. Na ciência, este processo é chamado de termorregulação. Quando ele ocorre, o cérebro envia um sinal para mais de 3 milhões de glândulas do corpo, que imediatamente liberam o suor. O suor é um líquido composto de água, sais e proteínas.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que: “a sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando se está calor, durante a prática de atividades físicas ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo.

O suor é uma maneira de o organismo driblar a sensação térmica, liberando o calor para esfriar a pele e regular a temperatura. Sem esta ferramenta, o corpo fica intolerante ao calor, correndo risco de desenvolver câimbra, ânsia, fraqueza, febre e até um quadro de hipertermia com convulsões.

O suor durante o sono, especialmente durante as épocas mais quentes do ano, é resultante de um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna. No entanto, quando o suor noturno acontece mesmo em dias frescos ou frios, pode ser hora de procurar um médico.

Use antitranspirantes
Os desodorantes comuns podem até acabar com o odor, mas para tratar a transpiração excessiva nas axilas o ideal é escolher um antitranspirante. Estes, são designados justamente para proteger contra o suor, além de combater as bactérias causadoras do mau cheiro.

Dicas para suar menos
Use um desodorante antitranspirante eficaz. Todos os produtos Rexona oferecem proteção prolongada. Enxugue-se adequadamente após o banho.

A ansiedade é uma sensação, na maioria das vezes, comum a todo ser humano. Mas, quando ela ocorre em excesso, pode ser caracterizada em vários quadros, inclusive como crise de ansiedade ou crise de pânico. Os sintomas podem incluir taquicardia, falta de ar, suor excessivo e tremores.

Para algumas pessoas, mesmo o aumento na prática de exercícios físicos resulta em noites com mais produção de suor. Da mesma forma, alterações metabólicas e hormonais, como as do climatério/menopausa ou do período pré-menstrual, podem estar por trás de algumas noites de suor. Homens também não estão imunes à questão.

"Se você costuma suar muito e, de repente, começa a suar pouco, pode ser um sinal de desidratação", completa. Existem algumas medidas que podem ser tomadas para amenizar a sudorese exagerada durante a prática de atividades físicas.

Dois tipos de transpiração
Existem dois tipos de glândulas sudoríparas no corpo - écrinas e apócrinas. Glândulas sudoríparas liberam suor através de nossos poros. As glândulas écrinas estão em todo o corpo e controlam a nossa temperatura corporal. O suor das glândulas écrinas é geralmente inodoro e incolor.

Rosto, corpo e cabelos costumam até produzir mais suor nesta época do ano, uma vez que o banho quente retira a oleosidade natural da pele, fazendo com que o corpo produza mais. Outro problema que aparece no inverno é a escolha das roupas de frio.

A termorregulação é o processo que o corpo realiza quando nosso corpo precisa ser resfriado, por exemplo, nos dias quentes ou quando estamos fazendo exercícios e nossa temperatura aumenta. O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas, não possui cor e nem cheiro.

Além dos motivos citados, o excesso de suor no rosto também pode estar associado a algum transtorno de saúde, como transtornos psicológicos (ansiedade, depressão, síndrome do pânico) diabetes, problemas de tireoide ou cardíacos.

Tratamento de hiperidrose
É normal que o paciente procure um clínico geral por não saber o que é exatamente. No entanto, será encaminhado a um dermatologista. Assim, ele realizará o diagnóstico por meio de exames de sangue, urina, teste de iodo e suor, e teste específico.

O que é suor por estresse?

  1. Incorpore exercícios em sua rotina: Exercícios físicos são conhecidos por ajudar a controlar o estresse e a ansiedade da rotina. ...
  2. 2 . Evite substâncias ansiogênicas: ...
  3. Use um antitranspirante de alta performance: ...
  4. Manter-se em dia com a higiene corporal:

Quem bebe muita água não tende a suar mais, mas o contrário ocorre, pois para se preservar o organismo libera menos líquido. Já as pessoas mais gordinhas podem transpirar mais. Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de antitranspirantes, toxina botulínica (que tem efeito temporário) e cirurgia.

o favorito de quem transpira muito, o Desodorante em Barra Intensivo tem alta proteção contra maus odores e o suor excessivo. sua combinação power de ativos controla o crescimento de microrganismos que provocam o mau odor, em agredir a pele ou impedir sua transpiração natural.

Continuar lendo Como transpirar Menis?