Qual a diferença de substantivo simples e comum?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O substantivo comum são palavras que designam os seres da mesma espécie de forma genérica, enquanto os substantivos próprios são termos utilizados para particularizá-los. Além disso, os substantivos próprios, diferente dos comuns, são grafados com letra maiúscula, por exemplo: Brasil, Catarina, São Paulo.

O substantivo comum é uma das classes do substantivo e é usado para nomear qualquer ser de uma espécie (objetos, lugares, pessoas, animais) de forma genérica, isto é, sem especificar.

O substantivo comum nomeia os seres de maneira genérica. Substantivo comum é uma palavra que dá nome a uma coisa genérica, comum, não específica. Por exemplo, a palavra “sorvete” é usada para a gente nomear um doce gelado de forma geral.

O substantivo comum é o nome genérico que se dá a um mesmo grupo de seres ou de objetos ou que designa uma abstração. Em outras palavras, é o nome que não individualiza ou especifica determinado ser animado ou inanimado, pois serve para todos os indivíduos de uma mesma categoria, e, por isso, vem em letra minúscula.

Os nomes comuns são as palavras que dão nome a frutas, objetos, animais, etc. Por exemplo: janela, celular, copo, carro, maçã.

Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo. Palavras compostas: aquelas que possuem mais de um radical. Ex.: couve-flor, planalto.

Os substantivos simples apresentam apenas um radical (flor, por exemplo). Os substantivos compostos apresentam dois ou mais radicais (couve-flor, por exemplo).

substantivo feminino Alimento, refeição.

Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil. Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo, as palavras: cidade, país.

Substantivos simples são aqueles que são formados por apenas um radical, que é o morfema que define o significado principal da palavra. Tanto podem ser palavras primitivas (feliz), quanto palavras derivadas (felicidade), ou seja, podem apresentar prefixos e sufixos, desde que apresentem apenas um radical.

O nome da rua sempre será substantivo próprio, iniciado com letra maiúscula, a rua será substantivo comum, pois está nomeando algo.

Significado de Boneca
substantivo feminino Mulher muito enfeitada. Embrulho de pano que contém uma substância como verniz, anil, para envernizar, tingir.

Significado de Mesa
substantivo feminino Móvel, em geral de madeira, formado por uma tábua horizontalmente assentada em um ou mais pés.

Substantivo é a classe de palavras usada para dar nome aos seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Exemplos: menino, João, Portugal, caneta, ventania, coragem, corrida.

Site do IBGE mostra a frequência, o ranking de popularidade e o local com índices mais altos de determinado nome. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) criou uma ferramenta que possibilita os brasileiros descobrirem que lugar do país o seu nome é mais comum.

O substantivo próprio costuma pode ser confundido com o substantivo comum, mas observe: o substantivo comum denomina qualquer ser uma espécie sem especificá-lo, de maneira generalizada, enquanto o substantivo próprio especifica o ser ao qual nomeia. Por exemplo: O Brasil é pentacampeão mundial.

Um substantivo próprio é o nome de uma entidade específica: por exemplo, uma pessoa, uma organização ou um lugar. Substantivos próprios sempre têm a primeira letra maiúscula.

Como foi estudado anteriormente, o substantivo composto é formado por dois ou mais radicais. Uma das palavras desse tipo de substantivo é originada do substantivo simples, mas que sofreu algumas alterações linguísticas de composição. Exemplo: Fim de semana, couve-flor, girassol, bem-te-vi, erva-doce.

O substantivo composto é o substantivo formado por mais de uma palavra ou radical. Exemplos: sexta-feira (é formado por dois radicais: sext- e feir-). cachorro-quente (é formado por dois radicais: cachor- e quent-).