Qual a diferença de sobretensão e subtensão?

Perguntado por: odomingues . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Sobretensão é exatamente o oposto da subtensão. Em uma rede 110/120 volts, qualquer tensão acima de 130 volts já é considerada sobretensão. Corriqueiramente ocorre após a interrupção do fornecimento de energia elétrica. Os impactos da sobretensão costumam ser mais graves do que o da subtensão.

Tipos de sobretensões podem ser gerados:
Sobretensão por aumento do potencial da terra; • Sobretensões por condução; • Sobretensões induzidas.

Estabilizadores. Os estabilizadores são projetados para corrigir a tensão e prover energia estabilizada aos equipamentos conectados a ele. Atua quando há sobretensão e subtensão, provendo sempre energia confiável. Protege os equipamentos de transientes e surtos elétricos.

4. Subtensão. O que é: tensão de linha reduzida por períodos prolongados (minutos ou até mesmo dias). Causa: a redução intencional é provocada para economizar energia durante os períodos de pico de demanda (que exceda a capacidade de abastecimento).

Os cabos elétricos de alta tensão possuem uma estrutura super rígida, sendo capazes de suportar tensões de 3.6 kV a 35 kV, isso permite que sua aplicação seja destinada para instalações industriais e comerciais, para a distribuição e alimentação de energia elétrica em subestações e outros.

Descargas de Raios e Sobretensão
As descargas de raios (lightning electromagnetic pulse, LEMP) são, de todas as causas, as que têm mais potencial de destruição. Elas provocam sobretensão transiente que podem alastrar a distâncias elevadas e estão frequentemente associadas a picos de corrente de amplitude elevada.

A duração das sobretensões devido a uma falta fase-terra para um sistema efetivamente aterrado é normalmente inferior a 0,2 segundos para proteção de linha e 1 segundo no caso de proteção de “Back-up” .

subtensão - Dicionário Online Priberam de Português.

A proteção contra as sobretensões temporárias deve ser realizada por relés digitais de sobretensão conectados a transformadores de medida, no caso, os transformadores de potencial.

Diferença entre Sobrecarga Elétrica e Curto-circuito
Nesse sentido, a sobrecarga elétrica, como vimos, é um fenómeno no qual a carga nominal de um circuito é excedida num determinado período. Por outro lado, o curto-circuito consiste numa ligação (na maioria das vezes acidental) entre dois condutores energizados.

A proteção contra sobretensão designa a proteção de instalações e equipamentos elétricos contra picos de tensão demasiado elevados associados a operações de comutação e descargas atmosféricas. Um conceito de proteção contra raios eficaz está dividido em proteção contra raios interior e exterior.

Ocorrendo uma queda de tensão excessiva em dado ponto da instalação, a correção normalmente se dá através do redimensionamento dos cabos, substituindo o lance de fiação problemático por cabos de maior bitola. É recomendável consultar um profissional habilitado na área para verificar a bitola ideal do novo cabo.

A principal causa de afundamento de tensão é o curto-circuito em qualquer ponto de fornecimento de energia, mas também pode ser gerada por partidas de grandes motores.

Deitar a pessoa, de preferência num local fresco e arejado; Afrouxar as roupas, especialmente em volta do pescoço; Levantar as pernas acima do nível do coração, mais ou menos a 45º do chão; Oferecer líquidos como água, café ou suco de fruta, quando a pessoa está recuperada, para ajudar a estabilizar a pressão.

Relé de subtensão
São relés que operam quando a tensão do sistema cai abaixo de um valor preestabelecido ou ajustado.

A sobrecorrente é circulação de excesso de corrente no circuito de um aparelho elétrico. Ou seja, de uma corrente que excede o valor nominal. Com isso a sobrecorrente é definida como sendo qualquer corrente elétrica que flui por um equipamento com magnitude acima da qual o equipamento foi projetado para funcionar.