Qual a diferença de smart para Android?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A principal diferença entre uma smart TV e um Android é que uma smart TV tem um sistema operacional próprio, enquanto um Android é um dispositivo que roda o sistema operacional Android, isso significa que uma smart TV pode ter algumas funcionalidades limitadas em comparação com um Android.

Os aparelhos smart são capazes de se conectar à Internet e podem ser controlados por meio de aplicativos no celular ou tablet.

Existem algumas maneiras de identificar se a sua televisão é uma Android TV. No menu da TV, é possível acessar a opção “Sobre” para confirmar a versão e o nome do sistema usado. A versão mais recente da plataforma é o Android TV 13, anunciado em dezembro de 2022.

As vantagens de ter uma TV com o sistema operacional Android são os mais variados possíveis. Isso porque esse sistema garante velocidade para sua navegação na tela, além dos melhores aplicativos disponíveis na Google Play Store.

Por ser mais intuitivo, é considerado mais fácil de usar por muitos. Além disso, a variabilidade de aparelhos com esse sistema, o tamanho das telas e a familiarização com alguns fabricantes são pontos de preferência para os usuários Android.

O Android permite uma interação mais amigável com as contas do Google (Gmail, Google Fotos, Street View, Google Drive, Google Now, Google Chrome, Google Maps, etc.). Isso faz com que essas ferramentas “rodem” com muito mais facilidade, garantindo um desempenho perfeito e às vezes até funcionalidades exclusivas.

Em resumo, toda Smart TV consegue se conectar à Internet para instalar aplicativos de serviços de streaming e de conteúdo em vídeo e áudio, como YouTube, Netflix, Prime Video, GloboPlay, Disney+, Spotify, entre muitos outros. A conexão pode ser por Wi-Fi e também por cabo de rede, o que garante mais velocidade.

Smart TV é, basicamente, o nome usado para classificar as televisões que podem se conectar a internet. É como se a televisão se misturasse com a do computador. Isso resulta em um dos tipos mais modernos de televisão, que chamamos de Smart (inteligente, em português).

Quando dizemos que uma TV é Smart nos referimos, principalmente, ao fato de que o aparelho pode ser conectado à Internet, tendo acesso a aplicativos, jogos e conteúdo distribuído via streaming a partir da rede.

Se não quiser ter dor de cabeça quanto à variedade de aplicativos, o consumidor deve procurar uma smart TV com sistema Android TV (marcas TCL, Philips e Philco), Google TV (TCL), Tizen (Samsung) ou webOS (LG).

A lista de opções de aparelho para transformar TV em smart inclui ainda smart TV boxes, que costumam ter o visual semelhante ao de uma caixinha e contam com sistema operacional próprio. Há também os dongs, aparelhos como o Chromecast, que precisam de um smartphone para transmitir conteúdos para a televisão.

Um dos aparelhos mais conhecidos para quem quer transformar uma TV comum em Smart TV é o Chromecast do Google, que está em sua terceira geração. Ele é uma opção para quem não quer gastar muito e quer garantir qualidade.

Agora, se você tem uma TV em casa e quer saber se ela pode ser conectada à internet, basta ir nas configurações do dispositivo. Se ela apresentar a opção de "rede" e a conexão "wi-fi" sua televisão é Smart.

Plasma tem durabilidade menor que LCD, LED e OLED
Uma TV de plasma pode durar até 12 anos, isso se ela for usada oito horas por dia. É muito tempo, né? Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.

Qual a Smart TV mais durável? As marcas da Samsung e LG são opções mais duráveis e de excelente qualidade.