Qual a diferença de sinédoque é metonímia?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Alguns defendem que na sinédoque ocorre uma relação quantitativa entre os termos da frase, ocorrendo redução ou ampliação, e na metonímia ocorre uma relação qualitativa, havendo contiguidade entre os termos da frase.

A metonímia é uma figura de palavra que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra, com a qual se relaciona. Observe as palavras destacadas nas orações a seguir: - Meu pai tem duzentas cabeças de gado. Não pare agora...

A metonímia é uma figura de linguagem usada para substituir um termo por outro relacionado, geralmente quando o termo que remete a uma parte passa a ser empregado como o todo. Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido.

A parte pelo todo (ou o todo pela parte); A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe); O singular pelo plural (ou o plural pelo singular).

Os tipos mais comuns de metonímia são a causa pelo efeito, o autor pela obra, o singular pelo plural, a matéria pelo objeto, a marca pelo produto e a espécie pelo indivíduo. A diferença entre metáfora e metonímia é que na primeira, há uma transposição de significado por meio de traços de semelhança.

Como, então, diferenciá-las? Na substituição metafórica haverá entre o termo substituinte e o termo substituído uma relação de similaridade, ao passo que na metonímia essa relação será de contiguidade.

Antonomásia
Trata-se de um tipo de metonímia. Nesse caso, ocorre a substituição de um nome de pessoa por um conjunto de palavras que a caracteriza.

e) metonímia, a qual é marcada pela relação entre “nome, identidade e retrato” (primeiro verso), pois há uma gradação entre esses termos. Alternativa C. Ao longo de todo o texto, o amor pratica ações humanas, como “comer”, “vir”, “devorar” etc. Dessa forma, tem-se uma personificação do amor (prosopopeia).

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

A hipérbole é uma figura de linguagem caracterizada pelo exagero. Ela pode ser identificada em declarações do cotidiano, em textos literários ou em propagandas. A hipérbole é uma figura de pensamento que se caracteriza pelo exagero proposital em uma declaração.

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.

A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída.

Já a metonímia é indicada em "Que pais é esse?" como uma pergunta retórica, falando sobre o próprio Brasil (substituição de termos).

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

O que é eufemismo:
“Ir para a terra dos pés juntos”, “comer capim pela raiz”, e “vestir paletó de madeira” são alguns exemplos de eufemismos utilizados para se referir a morte de alguém. No entanto, nestes exemplos, o eufemismo, mesmo na tentativa de suavizar a mensagem, pode apresentar um caráter grosseiro.

Resposta verificada por especialistas
No poema A uma crueldade formosa, de Jerónimo Baía, a palavra "crueldade" ocupa o lugar da palavra "mulher", ou seja "A uma mulher formosa". Por esse motivo é uma metonímia.