Qual a diferença de sela e arreio?

Perguntado por: ecosta3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Em comum com o arreio, a sela tem apenas o revestimento com couro cru, o enervo. De resto, é tudo diferente. É o que explica Eurípedes Ferreira, fabricante de selas em Uberaba, em Minas Gerais.

A sela é uma estrutura de suporte que vai amarrada ao dorso de um animal de montaria (cavalos, camelos, asnos etc.), onde se senta a pessoa que conduz. O tipo mais comum é aquele próprio para a montaria de cavalos, cuja invenção remonta a épocas anteriores à Era Comum.

A forma correta é sela e significa «assento acolchoado onde o cavaleiro se senta».

O arreio de cavalo serve para preparar o animal para passear ou trabalhar no campo, nele você consegue agregar novas peças, sendo ideal para deixar o trabalho no campo ainda mais confortável.

Arreio, ou arnês, é a designação de toda a estrutura que se veste em um cavalo para permitir uma cavalgada, um hipismo ou utilizar o cavalo para tração animal.

A sela ou arreio é um acessório essencial, quando se fala em cavalos, utilizado sobre o dorso no animal garante segurança e conforto para quem monta ou cavalga seja por lazer, esporte ou trabalho.

  • Consultas Relacionadas.
  • arreio cutiano.
  • arreio cutuco.
  • arreio especial.
  • arreio muladeiro.
  • arreio cutuco de cabeca.

Vejamos então os principais tipos de sela que temos hoje:

  • Sela Americana (ou Western): Comum em cavalos Quarto de Milha e ideal para percursos longos, a sela americana foi pensada para ser usada em cavalos de fazenda de gado, nos Estados Unidos. ...
  • Sela Australiana: ...
  • Sela Portuguesa: ...
  • Sela Inglesa:

De todas as selas, podemos dizer que a mais confortável para o cavaleiro é a australiana, uma vez que é a mais leve de todas. Por não ser tão pesada quanto a americana, essa sela pode acomodar cavaleiros de diversas estaturas.

As selas se constituem por regiões definidas, sendo a anterior chamada de cepilho, a posterior de patilha, e o assento, coxim.

Suadouro
É o item que apoia a sela e cavaleiro no dorso do animal. Por isso, o cavaleiro deve ficar sempre atento se há algum material preso, tipo lascas de madeira, pedra e até mesmo areia, que pode causar ferimento do animal por fricção.

Por que o estribo é o paradigma há mais de 15 séculos de como se montar em um cavalo? Porque além de facilitar a montagem, possibilita o maior controle do animal, gera maior equilíbrio e apoio ao cavaleiro, possibilita assumir uma posição com os joelhos esticados, o que favorece um possível ataque com armas.

Para ter certeza de estar escolhendo a sela ideal observe algumas características relevantes: Suadouros: Devem estar apoiados de maneira uniforme na musculatura do cavalo. Estribos: Devem estar posicionados de maneira que seja mais fácil para que o cavaleiro coloque a sua perna.

Cabresto. Com a sela devidamente presa no seu equino, você deverá se ocupar de colocar o cabresto no animal. Posicione a parte mais larga atrás das orelhas do cavalo e encaixe a parte da frente que circunda a cabeça de acordo com a estrutura da peça.