Qual a diferença de sebo e sebo?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

As duas palavras existem no português, mas tem significados bem diferentes. - Sebo: significa principalmente uma gordura produzida pelo nosso corpo para a proteção da pele ou uma livraria de livros usados. - Cebo: é uma espécie de macaco, mais conhecido como mico.

Sebo Bovino é uma fonte de lipídios, que é utilizada como ingrediente na indústria de Alimentação animal, higiene e limpeza e biocombustíveis. A matéria-prima que origina o sebo bovino é recolhida em frigoríficos inspecionados (SIF) e processada em nossa planta industrial.

O sebo e a banha são extremamente parecidos, a principal diferença é a tipo de animal essas gorduras vêm. O sebo é a forma processada de gordura bovina, enquanto a banha é a forma processada de gordura de porco.

“Tem várias fontes de colágeno, mas a mais importante e a principal delas é a pele bovina. Nós extraímos o colágeno de onde tem a maior concentração dos três aminoácidos que compõem o colágeno, que é a pele do boi”, conta Walter.

Segundo a dermatologista, o sebo de carneiro “é um potente hidratante com propriedades anti-inflamatórias, além de ajudar na cicatrização da pele. Renata comenta ainda que o sebo de carneiro é muito bom para os pés rachados, já que por ser um excelente hidratante e cicatrizante melhora muito as rachaduras.

O Sebo é uma gordura de origem animal (bovina) que apresenta-se pastosa à temperatura ambiente, de cor esbranquiçada com odor característico.

A função do sebo é lubrificar a superfície da pele e do pelo, aumentar a capacidade hidrofóbica da queratina e proteger os pelos. Além disso, o sebo possui ação bactericida.

As glândulas sebáceas produzem uma secreção, denominada de sebo, que é rica em lipídios, tais como os triglicerídeos, ácidos graxos e colesterol. É essa substância que garante a lubrificação da pele, evita o ressecamento de pelos e impede a perda de água de maneira excessiva.

O sebo pode encontrar-se nas vacas, nos cordeiros, nas ovelhas ou nos bois. Trata-se, de uma forma geral, da gordura dura que se situa em torno dos rins e no lombo do animal. À temperatura ambiental, o sebo é sólido: porém, o seu ponto de fusão é baixo, uma vez que se situa entre os 45º e os 50ºC.

O sebo bovino hoje é visto como uma matéria estratégica na cadeia produtiva do biodiesel, com a participação atual de cerca de 13% da produção global deste biocombustível no Brasil.

A venda de carnes com sebo ou pelancas, é proibida. E sendo essas partes impróprias ao consumo, não interessam ao consumidor. Portanto, a carne tem de ser vendida “limpa”, ou seja, pronta para o consumo, não sendo permitida a pesagem antes da limpeza, exceto quando se tratar de desossa.

O que a maioria dos produtores que utilizam sebo tem feito para contornar essa dificuldade é usar um mix de matérias-primas, ou seja, misturar a gordura animal a óleos vegetais, neutralizando as características menos desejáveis do sebo.

Sebo ou alfarrabista é o nome popular dado a livrarias que compram, vendem e trocam livros usados.

Além do biodiesel e setores de higiene e limpeza, que são os principais destinos, o sebo bovino pode ser utilizado na fabricação de ração para monogástricos e também nas indústrias química e farmacêutica.