Qual a diferença de sapinho e estomatite?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Uma das estomatites mais comuns é o sapinho, que é caracterizado pelo aparecimento de manchas brancas, parecendo nata de leite, em qualquer parte da boca. Outra causa comum de estomatite são as infecções por vírus,que se manifestam como aftas na boca, gengiva, lábios e língua.

Quando feridas semelhantes a aftas, redondas e amareladas, se espalham pela boca, o problema é candidíase oral, o sapinho, comum em bebês. Causada pela Candida Albicans e por outras espécies de fungos, ela pode estar relacionada ao uso prolongado de antibióticos ou corticóides ou da queda de imunidade do organismo.

Os sintomas costumam ser as aftas na boca, língua, garganta e gengiva com coloração cinza, amarela no meio e bastante vermelha por fora. Atinge com mais frequência crianças entre 1 e 5 anos e a transmissão é muito fácil, ocorre através de qualquer tipo de contato com o infectado.

Tratamento de estomatite
Em caso de infecções virais, o tratamento pode concentrar-se na prescrição de medicamentos antivirais, na adoção de uma dieta baseada em líquidos (para reduzir a irritação dentro da boca) e analgésicos tópicos que podem ser aplicados na boca e que ajudam a amenizar a dor.

O tratamento é feito basicamente com o uso de medicações, de acordo com a causa primária da estomatite. Por exemplo, estomatites virais devem ser tratadas com remédios antivirais, além da adoção de uma dieta com base em líquidos e analgésicos para amenizar a dor.

O tratamento da estomatite leva cerca de 10 a 14 dias e envolve o uso de medicamentos que ajudam o organismo do paciente a combater o vírus da herpes. Pacientes que sentem muita dor devido às lesões ou apresentam febre também podem fazer o uso de medicamentos analgésicos ou antitérmicos.

Tratamento para estomatite infantil
Outra coisa importante é manter a boca da criança sempre limpa, para evitar infecção maior das feridas. A limpeza pode ser feita com gaze e água limpa ou através da escovação comum dos dentes. Geralmente, as aftas saram com uma ou duas semanas de cuidados.

O sapinho é causado por uma superpopulação do fungo Candida albicans. Ele é encontrado naturalmente no corpo humano, assim como outros milhões de micro-organismos, que vivem em harmonia. Quando há alguma desregulação na população desse fungo, a candidíase oral aparece e precisa ser tratada.

Sintomas: – Caracteriza-se pelo aparecimento de placas cremosas e esbranquiçadas na língua, lábios, céu da boca, parte interna das bochechas e, às vezes, gengivas ou amígdalas. Podem surgir lesões avermelhadas como aftas.

O tratamento do sapinho consiste em remover as placas com água com uma pitada de bicarbonato e pingar na língua e boca , depois da alimentação, umas seis a oito gotas de violeta de genciana ou um conta gotas de solução de nistatina. Isso deve ser feito três ou quatro vezes ao dia. Veja também: estomatite.

Valerato de Betametasona + Sulfato de Gentamicina + Tolnaftato + Clioquinol Germed Pharma 0,5mg/g + 1,0mg/g + 10mg/g + 10mg/g, caixa com 1 bisnaga com 20g de creme de uso dermatológico. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO.

Os casos mais leves de estomatite infantil costumam durar cerca de uma semana, enquanto os mais graves podem persistir de 14 a 21 dias. Eventualmente, o tratamento com laser em casos mais graves pode ajudar. Raramente acontece infecção bacteriana secundária – neste caso, o uso de antibiótico se torna necessário.

O consumo de bebidas frias também ajuda por norma a aliviar os sintomas, todavia deverá evitar as bebidas ácidas (laranja e limão, por exemplo) e carbonatadas (refrigerantes), assim como comer alimentos picantes, duros e salgados, que pelo contrário, podem agravar a dor, sendo por isso importante adotar uma dieta ...

A nistatina é altamente ativa contra fungos do tipo levedura, incluindo o gênero Candida, e sua eficácia foi fortemente estabelecida em infecções por Candida, tais como estomatite, vulvovaginite e dermatite intertriginosa. É improvável que a nistatina cause efeitos adversos devido à toxicidade ou hipersensibilidade.

A nistatina (100.000 UI/mL) é o antifúngico tópico mais indicado devido sua eficácia, menor custo e menos efeito colateral, deve ser utilizado durante duas semanas, 4 vezes ao dia, aplicando-a na base da prótese e na lesão bucal, deixando o antifúngico agindo no local afetado.

É importante também manter a criança hidratada e a boca limpinha. Pode-se fazer a limpeza utilizando gaze e água fresca ou escovação normal de forma cuidadosa.

A doença está principalmente ligada a uma desregulação do nosso sistema imunológico. Entretanto, alimentos cítricos como abacaxi, kiwi, limão ou até mesmo tomate, podem desencadear o quadro de estomatite aftosa.

A estomatite aftosa recorrente (EAR), também chamada de afta, apresenta etiologia não totalmente conhecida, geralmente multifatorial, podendo ter fatores predisponentes tanto locais como sistêmicos, assim como pode ser uma manifestação secundária de doenças sistêmicas [1,2,3,4].