Qual à diferença de ripa e sarrafo?

Perguntado por: ujordao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

Você sabe qual a diferença entre Ripa e o Sarrafo? Ambas são peças que recebem as telhas como apoio, porém o sarrafo é mais espesso que a ripa, sendo melhor aplicado em telhas mais pesadas, como as de concreto.

Hoje, a madeira bruta sem tratamento ainda é utilizada em várias etapas da obra, por exemplo, as tábuas e sarrafos são usados para as fôrmas de concreto, os pontaletes como escoras de lajes e os caibros, vigas e ripas nas estruturas dos telhados.

As Tábuas e Sarrafos são produtos de madeiras retangulares com comprimento de 3 metros. É utilizada, principalmente, para construir formas de concreto. A diferença entre sarrafos e tábuas é a largura, de acordo com a ABNT, NBR 14807, os produtos até 10 cm são sarrafos e acima desse valor são considerados tábuas.

O pinus é indicado para ser usado em caixilhos de vigas e colunas, por apresentar alta resistência. O sarrafo de madeira bruta é empregado em áreas internas e apresenta menor preço.

R$ 9,90. Sarrafo de eucalipto vermelho robusto.

Ripa de madeira: uma opção versátil
Comumente, são utilizadas para revestir paredes, criar painéis decorativos, fazer divisórias, construir móveis, entre outros usos.

R$ 14,90 Unid. Sua solicitação de aviso foi cadastrada com sucesso!

As ripas devem ter medida padrão de 1,5 x 5cm ou ripão de 2,5x5cm, conforme a telha a ser utilizada.

Recomendamos este produto pois ele contém ação fungicida e inseticida que evita ataques de cupins, fungos e outros insetos, é hidrorrepelente, ou seja, impede que a água entre na madeira, principalmente em peças que ficam mais expostas ao tempo.

Quanto mais macia a tábua, menos impacto ela terá no corte da faca. Nesse aspecto, a tábua de carne de bambu e a de madeira são as mais indicadas. Em seguida vem a tábua de carne de plástico, que também é prática. Tábuas de materiais duros, como cerâmica, mármore ou vidro, devem ser menos usadas nesses casos.

Um sarrafo é uma faixa de madeira. O compensado sarrafeado é composto por diversos sarrafos colados lado a lado, o que resulta em um material resistente que dificilmente empena.

1. Tira de madeira comprida e estreita. 3. Sobra de madeira cortada.

Ipê

Madeira Ipê
Quando falamos em resistência à umidade, o Ipê é uma das principais referências, sem dúvidas. Além de ter uma excelente durabilidade, é uma madeira que resiste muito bem a mudanças climáticas hostis, como tempestades, por exemplo. Não é à toa que, na língua Tupi, Ipê quer dizer “casca dura”.

Teca

A madeira mais resistente ao tempo é a Teca, madeira de uso naval, com características dominantes: não empena, resiste à ação do tempo, sol, chuva, calor, frio e umidade. Possui um conservante natural resistindo à ação dos insetos, cupim etc.

Nesse quesito, a maçaranduba ganha destaque. Ela tem alta durabilidade quando exposta aos efeitos do tempo e também ao ataque de insetos (como cupins). É amplamente usada na produção de elementos de madeira de telhado como caibros, terças, ripas, etc.