Qual a diferença de púlpito e ambão?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Nas igrejas onde há apenas uma plataforma de leitura na frente da nave servindo tanto como atril quanto como púlpito, o nome correto da plataforma é "ambão". É bastante comum no uso popular, porém, que os ambões sejam, incorretamente, chamados de "púlpito".

No altar, ficam o padre, os coroinhas e um ou outro auxiliar. No púlpito está quase sempre só o pastor. Isso é igreja.

Em resumo: as normas em vigor quanto ao ambão são aquelas que se encontram na IGMR, atrás citadas. Diz o nosso consulente que, na sua igreja, o ambão fica à esquerda de quem está no altar (esta esquerda, suponho eu, é de um altar voltado para a assembleia.

ambão

Nas igrejas onde há apenas uma plataforma de leitura na frente da nave servindo tanto como atril quanto como púlpito, o nome correto da plataforma é "ambão". É bastante comum no uso popular, porém, que os ambões sejam, incorretamente, chamados de "púlpito".

AMBÃO Chama-se também Mesa da Palavra. É a estante de onde se proclama a palavra de Deus.

Os presidentes de templo, patriarcas de estaca e presidentes de missão de tempo integral ou seus representantes que estiverem presentes devem se sentar ao púlpito. Pode-se realizar mais de uma sessão geral no domingo se o local de reuniões não for adequado para acomodar todas as pessoas na mesma sessão.

152 X 65 x 32 cm

Enviar a um amigo
Púlpito em madeira. Medidas: 152 X 65 x 32 cm.

O púlpito também é conhecido como qualquer local elevado onde os oradores costumam discursar para grandes públicos. Na Roma Antiga, púlpito era o nome dado para o palco onde costumavam acontecer as apresentações teatrais.

igreja Bola de Neve

Responsável por iniciar a religião aqui, o pastor Júnior Piccinini, de 35 anos, contou sobre a formação da entidade religiosa, a prancha de surfe que serve de altar e a mais nova unidade da Bola de Neve na capital capixaba. Quando surgiu a igreja Bola de Neve e por que esse nome?

A história dos púlpitos remete a Roma Antiga, no qual era o nome dado ao local no qual aconteciam apresentações teatrais. Atualmente, os púlpitos são muito utilizados em palestras em empresas e faculdades, reuniões e também em celebrações religiosas.

O acólito ou outro ministro leigo coloca sobre o altar o corporal, o sanguinho, o cálice, a pala e o Missal» (IGMR 139). Aqui temos várias coisas que se colocam obrigatoriamente sobre o altar, mas só neste momento, e não antes: o corporal, o sanguinho, o cálice, a pala e o Missal.

- ALTAR: A mesa em que o padre celebra a Eucaristia. É o centro de toda a liturgia. - AMBÃO: Estante onde é proclamada a Palavra de Deus.

O que o padre cochicha quando ele comunga no altar? De novo, o padre reza em silêncio: “Que o Corpo de Cristo me guarde para a vida eterna.” E comunga o Corpo de Cristo. Depois, segura o cálice e reza em silêncio: “Que o Sangue de Cristo me guarde para a vida eterna.” E comunga o Sangue de Cristo.

FOLHETOS LITÚRGICOS – Diocese de Anápolis.

Púlpito:60 X 40 X 115 cm de altura. Mesa:50 cm de diâmetro x 80 cm de altura.