Qual a diferença de propriedades físicas e químicas?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Propriedades químicas - a própria constituição química do material. Também são propriedades associadas a alterações na composição química do material, por exemplo: fenómenos de corrosão. Propriedades físicas - são propriedades em que não há alterações da composição química.

Já as propriedades químicas seriam a eletronegatividade, eletropositividade, raio atômico, raio iônico, raio covalente e eletroafinidade. Contudo, uma classificação melhor seria; propriedades gerais da matéria e propriedades específicas da matéria.

Estão relacionadas com as transformações químicas, onde ocorre mudança na composição da matéria. Essas mudanças de composição ocorrem por meio de uma reação química, originando novas substâncias.

As propriedades físicas da matéria podem ser gerais (repetem-se para vários materiais, tais como massa e volume) ou específicas (são exclusivas, como a densidade).

As propriedades físicas são classificadas em gerais (que toda matéria possui) e específicas (exclusivas e particulares para cada substância pura). As propriedades físicas dos materiais são aquelas que são observadas ou medidas sem haver alteração na composição do material e podem ser gerais ou específicas.

Essas propriedades nos ajudam a reconhecer e a diferenciar os diversos tipos de materiais, além de nos ajudar a decidir qual material é o melhor para cada atividade que desejamos desenvolver ou objeto que desejamos produzir.

Dureza: Quanto maior é a direção de um material, mais difícil é riscar sua superfície. O grafite é um material mole que pode ser usado para escrever. Condutibilidade elétrica: Indica a facilidade com que um material conduz a energia elétrica. De forma geral, os materiais metálicos são bons condutores elétricos.

Propriedades Químicas: As propriedades químicas são obtidas através de transformação/reação química. Exemplo: Uma barra de ferro que fica à chuva e acaba por enferrujar/corroer. Combustível: Capacidade de reagir com oxigênio e liberar energia.

Preste atenção às próximas linhas.

  • Substância Simples: é formada por um único elemento químico. É o caso do hidrogênio (H2), do oxigênio (O2), do ozônio (O3) e do ouro metálico (Au).
  • Substância Composta ou Composto: é formado por mais de um elemento químico. É o caso da água (H2O) e do dióxido de carbono (CO2).

Os materiais apresentam propriedades físicas que os diferenciam, sendo elas: densidade; tenacidade ou resistência; elasticidade; magnetismo; condutibilidade elétrica; condutibilidade térmica e dureza.

Os estados sólido, líquido e gasoso são os mais conhecidos deles, mas há também o plasma, o Condensado de Bose-Einstein, o Gás fermiônico e o Super fluído de polarations. A proximidade e o grau de agitação das moléculas que compõem a matéria é que definem o seu estado físico.

Resposta: As propriedades especificas da matéria recebem esse nome pois elas são especificas de cada tipo de matéria, sendo diferente entre as matérias diferentes.

A propriedade física abaixo que é específica da matéria é: Ponto de Fusão - letra d).

As propriedades da matéria auxiliam na identificação de uma substância e podem ser: físicas, funcionais, químicas, organolépticas, entre outras.

A matéria tem 10 propriedades gerais, isto é, características observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito: Inércia, massa, volume, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade, descontinuidade e indestrutibilidade.

As propriedades físicas do solo (textura, estrutura, densidade, porosidade, permeabilidade, fluxo de água, ar e calor) são responsáveis pelos mecanismos de atenuação física de poluentes, como filtração e lixiviação, possibilitando ainda condições para que os processos de atenuação química e biológica possam ocorrer.

A água pura (sem substâncias dissolvidas) tem um pH de 7, não sendo ácida (pH>7) nem básica (pH<7). As moléculas de água são altamente coesas devido às pontes de hidrogénio, tendo uma grande capacidade para permanecer unidas, resistindo à separação. A água é o mais coeso dos líquidos não-metálicos.