Qual a diferença de produto vegano e cruelty-free?

Perguntado por: zilha . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 5 votos

Os produtos veganos são aqueles que não possuem nenhum ingrediente de origem animal. Já os produtos cruelty-free são aqueles que não fazem testes em animais em nenhuma etapa de seu processo.

Os produtos veganos, além de não possuírem nada de origem animal em sua composição, não são testados em animais antes de chegarem às prateleiras. Dessa forma, um produto pode ser composto 100% de ingredientes petroquímicos e sintéticos, não sendo natural ou orgânico, mas ainda assim receber o selo vegano.

Marcas veganas são caracterizadas pela venda de produtos que não possuem itens, ingredientes etc. de origem animal na composição de suas mercadorias. E uma empresa que oferece esse tipo de produto é a Vida Veg.

No caso dos produtos que não testam em animais, são encontradas alternativas de testes in vitro ou in vivo, com voluntários humanos. Da mesma forma, outras tecnologias também são muito usadas, como o desenvolvimento artificial de tecidos como pele, olhos e gengiva, criados em laboratório.

Os produtos veganos não utilizam ingredientes de origem animal. Eles também não realizam testes em animais e precisam ser totalmente livres de crueldade animal durante o seu processo de fabricação. Ao escolher estes produtos, você contribui para uma sociedade que não explora e respeita todas as formas de vida.

Na prática, isso quer dizer que em sua composição não podem ser utilizadas nem partes do animal, nem nada que seja naturalmente produzido por ele, como mel, colágeno e lanolina, por exemplo. Além disso, produtos veganos para cabelo não podem ser testados em animais.

Maior quantidade de nutrientes
Os produtos veganos são uma ótima alternativa. Como os componentes são de origem natural e fontes de grandes volumes de vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes que fazem bem à saúde, esse é um benefício ao adotar o uso desse tipo de produto.

Qual a diferença entre produtos orgânicos, veganos e naturais? Orgânicos: as matérias-primas usadas não levam agrotóxicos no seu cultivo. Veganos: não são utilizadas matérias-primas de origem animal como cera de abelha, leite ou banha. Naturais: não são usados elementos sintéticos, como nos corantes e fragrâncias.

Separamos algumas marcas de beleza veganas, veja:

  1. Cativa Natureza. Cativa Natureza é uma empresa brasileira que acredita é possível conciliar o cuidado pessoal e o cuidado com o mundo. ...
  2. Souvie. ...
  3. Simple Organic. ...
  4. Almanati. ...
  5. Boni Natural.

Mas o que torna um produto ser vegano, além de ser cruelty free é não possuir ingredientes de origem animal. Já um produto natural, sua principal característica é a grande porcentagem de ingredientes provindos da natureza, entretanto pode ser cruelty free ou não, e possuir substâncias de origem animal.

Para que seja considerado vegano, um item precisa não ter relação alguma de sofrimento com os animais, ou seja: não pode usar partes animais e nem realizar testes neles.

Para produtos de beleza cruelty-free, sempre procure os selos de certificação Leaping Bunny, Choose Cruelty-Free e PETA. Essas organizações usam logotipos de coelhos em todos os produtos certificados.

Além do cuidado com os bichos, a moda vegana também levanta a bandeira da preservação do meio ambiente, questionando a alta produção e o tingimento químico, por exemplo. Inclusive, o crescimento da moda vegana tem sido relacionada justamente à preocupação com as questões ambientais.

Não agridem os animais
Além dos sacrifícios feitos para que se obtenham os componentes “certos” dos produtos tradicionais, os animais ainda são submetidos a testes de cosméticos que agridem, como por exemplo a raspagem de pelos e a aplicação de alergênicos nos olhos.

Devido à decisão da FDA de exigir apenas a venda de produtos testados, os cosméticos que testam em animais ganharam força no mundo. As marcas começaram a utilizar da prática em animais para evitar acidentes em humanos, mas passaram a torturar e matar cerca de milhões de animais todos os anos em prol de suas vendas.

2- Vegan: O símbolo com o girassol é emitido e verificado pela Vegan Society, criada no Reino Unido em 1944.

Vantagens: eliminação do consumo de colesterol da dieta; combate à exploração de animais para produzir comida. Desvantagens: perdas do leite como fonte de cálcio da alimentação, de fontes de vitaminas do complexo B e de fontes de proteína de alta qualidade.

Limpeza de Pele Vegana: o que é? Antes de mais nada, é importante entender o que é limpeza de pele vegana. Basicamente, trata-se de um tratamento que não utiliza nenhum produto de origem animal, garantindo assim uma opção mais saudável e consciente.

Um esmalte vegano não tem ingredientes de origem animal. Como você deve saber, existem empresas que ainda extraem os pigmentos dos insetos — um exemplo disso é a cor carmim — retirada da cochonilha, inseto originário do México, que parasita cactos.

Os produtos veganos certificados apresentam dois logotipos da Vegan Action e da The Vegan Society em suas embalagens para indicar que não contêm ingredientes de origem animal. Familiarizar-se com ingredientes de origem animal e verificar a embalagem dos produtos é outra maneira de encontrar produtos veganos.

Na progressiva vegana as coisas não são da mesma forma, ela preserva as características naturais do cabelo, apenas deixando os fios alinhados, isso faz com que o cabelo diminua o seu volume, sem exageros.

Continuar lendo O que 100% vegano?