Qual a diferença de premiação para comissão?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Afinal, qual a diferença entre comissão e premiação? De forma bem direta, a diferença entre comissão e premiação está nos detalhes dos pagamentos definidos por lei e na origem da remuneração. Basicamente, elas são valores pagos além do salário definido.

O bônus é considerado uma gratificação legal e integra o salário do colaborador, enquanto o prêmio se caracteriza por ser algo extraordinário, uma liberalidade concedida pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro, sendo que detém natureza de indenização e não integra a remuneração dos funcionários.

Comissionista puro nada mais é do que o profissional que recebe o seu salário de forma variável, de acordo com o seu desempenho e metas alcançadas. Na prática isso significa que ele não possui um salário fixo, sendo a sua remuneração direcionada pelas suas possíveis comissões.

O valor do prêmio pode constar na folha de pagamento e ser habitual (pago todo mês) e ainda assim não será considerado salário para qualquer fim, nem integra a base de cálculo das contribuições previdenciárias.

Premiação de funcionários é um benefício oferecido pela empresa como forma de reconhecer a boa performance dos seus profissionais.

Em geral, as comissões são definidas previamente entre gerência e colaborador. A comissão costuma ser calculada em função do volume de vendas que o funcionário fez no mês anterior. Define-se um percentual, que deve ser calculado sobre esse montante, e ele será repassado ao vendedor.

As comissões/gorjetas, recebidas pelo trabalhador, por conta da realização de vendas de produtos, integram a remuneração dos mesmos, ante a sua natureza salarial, conforme prevê a CLT, em seu artigo 457, § 1º.

O comissionista puro é aquele que recebe um salário de acordo com a sua produção e entregas. Isto quer dizer que seu salário varia conforme as metas que ele alcança. É importante ressaltar que o salário, no caso do comissionista puro, não precisa ter um valor fixo.

Siga conosco e confira a seguir!

  1. Prêmios físicos. Esses prêmios podem ser os mais diversos. ...
  2. Pontuação. Essa é uma forma de incentivo que pode ser muito interessante para estimular os seus funcionários. ...
  3. Viagens. ...
  4. Novas experiências. ...
  5. Cursos. ...
  6. Eletrônicos. ...
  7. Vale-presente. ...
  8. Outras formas de premiação.

A Consolidação das Leis do Trabalho, através do artigo 457, determina que as gratificações devem ser integradas ao salário, além da importância fixa estipulada anteriormente. Ou seja, segundo o “§ 1º Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador”.

A bonificação, ou gratificação, é um valor que acresce o salário mas não conta como um valor recorrente, e nem pode sofrer os descontos de tributação normais do salário.

O trabalhador que ganha comissão por produtividade poderá receber somente pelo que produz, contanto que isso seja negociado entre patrão e sindicato. Pela nova lei trabalhista que entra em vigor em novembro, este é um dos pontos em que os acordos coletivos prevalecerão sobre o que diz a lei.

A lei número 3.207 de 1957, que regulamenta as atividades dos empregados vendedores, estipula que o pagamento de comissões deverá ser feito mensalmente ou não exceder um trimestre. É obrigação do patrão emitir cópias das faturas correspondentes aos negócios concluídos.

O cálculo do 13º salário se dá pela divisão da remuneração integral por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados. Outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões também entram nesse cálculo.

A CLT considera como prêmio todos os valores concedidos pelo empregador em forma de bens, serviços ou valores em dinheiro ao empregado, em razão de desempenho superior em suas atividades. Além disso, assim como os valores citados anteriormente neste tópico, os prêmios também não integram o salário do empregado.

PRÊMIO. NATUREZA SALARIAL. Independentemente de ser fixa ou variável, a parcela prêmio ostentará natureza salarial, sempre que tiver por objetivo a contraprestação pelo alcance de certo resultado, meta ou fim inerente ao contrato de trabalho.

Premiação de funcionários: principais prêmios motivacionais

  1. Viagens. Quem não gosta de viajar? ...
  2. Folgas. Outro item importante em uma lista de como premiar funcionários estão as folgas. ...
  3. Cursos. ...
  4. Congressos. ...
  5. Bônus no salário.

Quantia em dinheiro ou recompensa material atribuída aos vencedores de uma competição, concurso, jogo.