Qual a diferença de PP?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

O PP é amplamente usado nas indústrias de mobiliário e automóveis. Isso porque, o material é mais rígido, mais duro e mais forte que o PE, podendo suportar temperaturas de +140°C durante curto período. Apesar disso, é relativamente vulnerável a temperaturas abaixo de zero.

O plástico PP (Propileno) apresenta boa resistência térmica, química, à solvente e à quebra. Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos, de produtos químicos e remédios, entre outros.

Os três tipos de PP mais populares são:

  • PP Copolímero. Possui excelente resistência mecânica a baixas temperaturas e é mais flexível e resistente do que o PP Homopolímero, porém com resistência química inferior. ...
  • PP Homopolímero. Resistente a altas temperaturas. ...
  • PP Random. Copolímero Aleatório. ...
  • PP com talco. ...
  • PP com fibra.

O mais perigoso deles é o bisfenol A ou BPA, matéria-prima utilizada na fabricação do policarbonato, plástico resistente, que é muito utilizado na indústria.

A numeração é referente à origem do material, a classificação 7 é dada às embalagens de Policarbonato, feitas a partir da substância Bisfenol A (BPA). Recipientes com este símbolo (7) são tóxicos, pesquisas comprovam que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes.

O PP é um polímero resistente, flexível e versátil que é usado para fabricar uma variedade de produtos moldados — desde embalagens para manteiga e sorvete, móveis de plástico, baldes, para-choques de automóveis até fibras e tecidos.

Detalhes: Venda de PP branco opaco granulado, próprio para produção de lixeiras, vaso de plantas, saboneteiras, entre outras aplicações. O polipropileno (PP) é um dos plásticos mais importantes do mundo contemporâneo, principalmente entre as resinas termoplásticas (aquelas que se deformam com o calor).

O PEAD (polietileno de alta densidade) e o PP (polipropileno) são materiais da classe dos Termoplásticos, ou seja, a classe de plástico conhecida por ser flexível. O PEAD, no entanto, é um material bastante conhecido pela sua resistência.

PP (Polipropileno): Presente em tampas de garrafas, recipientes de plástico, pratos de plástico. Eles são os plásticos mais seguros. 6. PS (Poliestireno): Presente em bandejas de carne e recipientes descartáveis.

Cada vez mais as indústrias têm buscado plásticos mais resistentes a impactos. Por esse motivo, as propriedades mecânicas dos polímeros se destacam no mercado. Além de sua grande resistência à forças externas, são tolerantes à deformação e compressão.

O PET é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas, frascos, óleos, medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza, entre vários outros.

Os tipos de plástico são divididos em duas categorias: termoplásticos e termorrígidos. Os termoplásticos são aqueles que se tornam flexíveis a partir de uma certa temperatura. Assim, podem ser moldados com a ação do calor. O polipropileno e o polietileno são exemplos de termoplásticos.

Além disso, o polietileno também resiste à exposição ao sol e a vazamentos de produtos químicos.

Plásticos feitos com Bisfenol A podem causar câncer.

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.