Qual a diferença de picles e pepino?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

É comum acreditar que o picles é um pepino em conserva um pouco mais ácido e picante. A verdade, porém, é que ele pode ser feito de pepino ou de outros tipos de vegetais. Afinal, picles nada mais é do que uma forma de preparar e consumir vegetais.

Planta-picles – Delosperma echinatum.

A fórmula básica para fazer picles é 1 medida de água, a mesma quantidade de vinagre e, para cada litro de líquido, 1 colher (sopa) de sal e 3 colheres (sopa) de açúcar. Você pode adicionar a esta salmoura outros temperos, como sementes de mostarda e folha de louro. To pickle, em inglês, quer dizer conservar.

– Ajudam a promover o sistema digestivo. – Possuem uma grande concentração de Vitamina C. – Ajudam a absorver ferro. – Reintroduz as bactérias boas para o intestino, tal como Lactobacillus acidophilus (o mesmo do Yogurt Activia), que é extremamente favorável para os diabéticos.

O Pepino Conserva Wiscosin SMR 18 tem seus frutos de cor verde-escura com espinhos pretos. É resistente à Sarna e ao Mosaico. Utilizado para consumo em conservas. O Pepino Conserva Wiscosin SMR 18 também é conhecido pelo seu nome científico: Cucumis sativus.

O pepino (Cucumis sativus), assim como o tomate, o chuchu e a abobrinha, é mais um daqueles frutos incompreendidos. Isso mesmo: por se desenvolver a partir do ovário da flor, os botânicos classificam o pepino como um fruto.

Para seguir a grande tendência mundial de redução de sódio dos alimentos e atender solicitações quanto aos altos níveis de sódio na indústria do fast food, a Subway removeu o picles e a azeitona da fórmula padrão de montagem de todos os sanduíches e saladas”, informou a rede em comunicado.

Picles de pepino (tipo do mc donalds)

Para efeito de comparação, o picles desempenha o mesmo papel que a geleia, o chutney e a compota. A diferença é que ele leva vinagre em sua preparação. Cada alimento a ser conservado requer uma quantidade de ingredientes, mas a fórmula básica da conserva consiste em uma mistura de água, vinagre, sal e açúcar.

Muito parecido com o Relish é o Picles que encontramos geralmente em conserva e tem o sabor típico agridoce, coincidência ou não a conserva de ambos é preparado com os mesmos ingredientes, a diferença é que o Relish fica pronto em apenas 4 dias, enquanto o Picles necessita de mais tempo para pegar o sabor da conserva.

Exemplos: Abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha verde, nabo, quiabo, vagem.

Picles é um tipo de conserva de sabor picante, muito apreciado no início das refeições, como aperitivo e componente de saladas. Os bons picles são firmes, claros, sem sedimento, com líquido transparente, e têm sabor ácido.

A água dos picles é rica em vinagre e o vinagre é excelente para o estômago. O refluxo é normalmente causado por uma falta de ácido normal no estômago e o vinagre ajuda adicionando ácido acético ao trato digestivo. O ácido acético também ajuda no combate a bactérias e micróbios.

Atenção, hipertensos, esse aperitivo é ideal para evitar o aumento de peso, mas não para aqueles que devem vigiar seu consumo de sódio (cada picles contém 1,5 gramas de sal segundo sua própria etiqueta).

Afinal, faz mal comer muito pepino? Em excesso, quase todo alimento pode causar algum tipo de desconforto. No caso do pepino, ele tem uma substância chamada cucurbitacina que pode causar problemas pra quem sofre síndrome do intestino irritável. Se não é o seu caso, pode comer sem medo de ser feliz!

Existem diferentes maneiras de consumir o pepino, um vegetal que ajuda na hidratação do corpo e oferece nutrientes importantes para o organismo. O pepino em conserva é uma dessas maneiras de consumo e hoje vamos falar um pouco sobre ela.

Pepino caipira destaca-se por ser menor e ter uma coloração verde-clara. Diferentemente dos pepinos aodai e japonês, o tipo caipira tem uma coloração verde-clara e listras longitudinais levemente brancas. Esse pepino também é mais compacto que os demais, e costuma ter entre 12 cm e 15 cm de comprimento.

Existem cinco tipos de pepino: japonês, holandês, caipira, aodai (comum) e industrializado (conserva). A maioria dessas espécies é proveniente da África. O pepino é um fruto longo, apresenta uma casca de tom esverdeado e uma polpa de cor clara e sabor bastante suave.

O Cornichon é um galicismo que se emprega para designar os "pepinos pequenos" (gherkin), conhecidos como "pepino pequeno de Paris", frutos que se empregam, depois de ser conservados em vinagre, como condimento, picles.

As conservas salgadas chamadas Pickles, são uma das formas mais antigas de se preservar os alimentos. Existem relatos de cerca de 4.500 anos atrás, sobre a conservação de pepinos em salmoura. Embora a Índia tenha contribuído com diversos tipos de culturas, apenas 4 legumes fazem parte dessas colheitas.