Qual a diferença de PCI-E PCI-E?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

O PCI Express é um tipo de conexão que permite que diversos dispositivos sejam conectados ao computador. O termo é uma abreviação para Peripheral Component Interconnect Express e também pode ser encontrado como PCIe ou PCI-E. Essa conexão é uma evolução natural das conexões que surgiram no início dos computadores.

Uma placa-mãe pode conter os seguintes slots:

  • PCI-E x1.
  • PCI-E x4.
  • PCI-E x8.
  • PCI-E x16.
  • PCI-E x32.

Como maiores destaques do PCI-Express 7.0 temos:
As tabelas abaixo mostram o avanço em especificações de todas as versões do barramento PCI-Express, que no PCIe 7.0 é 64 vezes mais rápido que o PCIe 1.0, Reparem que no PCIe 7.0 será possível uma placa PCI-Express x4 alcançar a mesma velocidade de uma PCIe 5.0 x16.

O padrão PCI Express (ou PCIe ou, ainda, PCI-EX) foi concebido pela Intel em 2002 / 2003 e se destaca por substituir, ao mesmo tempo, os barramentos PCI e AGP. Ao contrário das demais, o PCIe é usado até hoje. Para você ter ideia, o PCIe x1 trabalha com até 250 MB/s, enquanto o PCI Express x16 pode atingir 4.000 MB/s.

NVMe (Non-Volatile Memory Express) é uma interface e unidade de comunicações que define um conjunto de comandos e recursos para SSDs com base em PCIe com a finalidade de aumentar o desempenho e a interoperabilidade em uma ampla variedade de sistemas empresariais e de clientes.

O PCI Express é um tipo de conexão que permite que diversos dispositivos sejam conectados ao computador. O termo é uma abreviação para Peripheral Component Interconnect Express e também pode ser encontrado como PCIe ou PCI-E. Essa conexão é uma evolução natural das conexões que surgiram no início dos computadores.

As SSDs PCIe são unidades de estado sólido que não usam a interface do chipset SATA de placas-mãe para a comunicação entre a SSD e o file system do Windows. Elas têm seu próprio controlador de armazenamento integrado, algo que não deve ser confundido com o chip do controlador SSD padrão que todas as SSDs usam.

Encontre o site do fabricante do computador ou a folha de especificações da sua placa-mãe e identifique a geração PCIe suportada no site ou na folha de especificações.

As PCI-Express estão disponíveis atualmente em segmentos que variam entre 1x e 32x (1x, 2x, 4x, 8x, 16x e 32x), sendo que os modelos 16x são os mais comuns no mercado. Na prática, os números indicam a quantidade de caminhos disponíveis para o tráfego de dados: quanto maior o número, maior a velocidade de transmissão.

Uma delas é abrindo o gabinete de seu computador e olhando diretamente para a placa. Nela, você poderá encontrar ou não uma inscrição, ao lado dos slots de expansão, que diz: PCI-E x16.

A sigla PCI, em inglês, significa Payment Card Industry (Padrão de Segurança de Dados) e o termo compliance quer dizer “estar em conformidade”.

O padrão mais moderno é o da placa de rede Gigabit, que recebe esse nome por utilizar o padrão Gigabit Ethernet, geralmente representado por 10/100/1000. Esse nome se dá por sua velocidade de 1 gigabit por segundo, que chega a ser 10 vezes maior do que a Fast Ethernet.

Contando com 16 caminhos de transmissão de dados (16x), um slot PCI-Express pode realizar o tráfego de até 4 GB/s. Lançado em 2007, o tipo de barramento mostrou um aumento de desempenho e envio de dados, o que para placas gráficas, por exemplo, é muito importante.

Em linhas gerais, um slot PCIe 4.0 não deve parecer diferente das versões anteriores. O formato do conector é o mesmo e quem se acostumou a encontrar slots do tipo em placas-mãe não deverá notar nenhuma grande diferença visual. O que muda mesmo é a performance, e os valores tendem a impressionar.

Vá até a opção Primary Graphics Adapter. Conforme imagem, a opção padrão será Onboard. Pressione Enter e selecione a opção PCI Express. Aperte Esc para retornar ao menu principal e vá até a aba Exit.

O AGP é um barramento feito sob medida para as placas de vídeo. O AGP foi criado com base nas especificações do PCI 2.1 e opera ao dobro da velocidade do PCI, ou seja, 66 MHz, permitindo transferências de dados a 266 MB/s, contra apenas 133 MB/s permitidos pelo barramento PCI.

Armazenamento NVMe explicado. NVMe ou Non-Volatile Memory Express é um meio super-rápido de acessar a memória não volátil. Ele pode ser cerca de 2 a 7 vezes mais rápido do que SSDs SATA. NVMe foi projetado para ter até 64.000 filas de E/S, cada uma capaz de 64.000 comandos ao mesmo tempo!

Diferença física entre os dispositivos
Os do tipo SATA são mais próximos dos HDDs, ainda que mais finos. Já os SSDs do tipo NVMe mais parecem com pentes de memória do que com unidades de armazenamento. Como eles são encaixados diretamente em um slot da placa-mãe, faz mais sentido que eles tenham esse formato.

2 NVMe é o modelo mais rápido atualmente. Seu uso pode ser feito em notebooks e computadores compatíveis com conector M. 2. Esse modelo é conectado diretamente à placa mãe, sem a necessidade de fios, sendo muito mais prático.

A arquitectura por camadas e em série do PCI Express acarreta grande eficiência e grande estabilidade quando comparado com outras tecnologias como o PCI convencional. Esta característica será ainda mais visivel quando usada em conjunto com outras tecnologias de alto débito como é o caso do Serial-ATA.

Continuar lendo Qual driver e O PCI?