Qual a diferença de Oxum e Oxumaré?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Algumas pessoas confundem Oxum e Oxumarê, mas segundo a Umbanda e o Candomblé são divindades distintas.

Ainda de acordo com a tradição, Oxumaré sustenta o Universo, controla e põe os astros e o oceano em movimento. Rastejando-se pelo Mundo, desenhou seus vales e rios. É a grande cobra que morde a cauda, representando a continuidade do ciclo vital. Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida.

Foi a partir do sincretismo religioso que surgiram muitas outras figuras de santos católicos. Elas passaram a representar orixás para as doutrinas do candomblé e umbanda, além de também muitas pessoas se tornarem devotadas a elas. São Bartolomeu, por exemplo, é representado pelo orixá Oxumaré, no candomblé.

O bravum, embora não seja atribuído especialmente a algum orixá, é freqüentemente escolhido para a dança de Oxumaré e Euá.

Oxumarê é representado pelas Méjì Ejò (duas cobras de metal). Dia: segunda-feira, junto com Omolu e Nanã.

Na interpretação de alguns, por conta da beleza e das roupas, os filhos de Oxumarê seriam pessoas que cultuam o desejo de enriquecer. Sob outra perspectiva, os filhos de Oxumarê são identificados entre as pessoas que são bastante reservadas e gostam de transformar toda sua vida de tempos em tempos.

Banho com a energia de Oxumaré
As principais ervas de Oxumaré são: artemísia, espinheira-santa, bálsamo, graviola, picão-preto, folha de maracujá, folha de palmeira, folha de laranjeira, e folhas de louro. Por conta disso, é fácil encontrar, em lojas específicas, banhos prontos com esses ingredientes secos.

Oração a Oxumarê

  • “Ilumina-me, Arco-íris Sagrado, com seu poder renovador da vida;
  • livrando-me dos inimigos, dos falsos amigos, e das pessoas más e invejosas e de suas intrigas;
  • e ponha em meus caminhos as amizades sinceras e os sentimentos verdadeiros que me trarão crescimento e harmonia!
  • Arroboboi Oxumarê!”

Os filhos de Oxumaré não apreciam a monotonia ou repetitividade no seu dia-a-dia, mulheres ciumentas, a mesma comida todo dia, locais fechados ou abafados, pessoas inoportunas (os aproveitadores), pessoas de natureza iracunda ou irritantes ou mal-humorados.

A dualidade do orixá também se manifesta nos seus filhos, principalmente no que se refere às guinadas que dão nas suas vidas, que chegam a ser de 180 graus, indo de um extremo a outro sem a menor dificuldade. Mudam de repente da água para o vinho, assim como Oxumaré, o Grande Deus do Movimento.

Seus números para sorte: 5, 7 e 13. Oxumarê é o Orixá do movimento, dono do arco íris. Rege a sorte e riqueza.

Na nação jeje, sua cor é o amarelo e preto de miçangas rajadas. Já no candomblé queto, suas cores são o verde e amarelo intercaladas. Porém essas cores definem apenas o fio de contas, pois todas as cores do arco-íris lhe pertencem.

Oxum Abalô: é uma velha Oxum, de culto antigo; Oxum Ijimu: outro tipo de Oxum anciã; Oxum Abotô: também uma velha Oxum de culto antigo; Oxum Apara / Opara: a mais jovem das Oxum.

Os filhos de Oxumaré são orgulhosos e gostam de ostentar, algo que os aproximam do clichê do novo rico exibicionista. Quando alcançam uma certa projeção social, podem se tornar orgulhosos e até mesmo arrogantes. Não caia na tentação de diminuir as pessoas que o cerca!

Xangô matou Oxumarê. Muitos choraram a morte do moço tão bonito.

ÒSÙMÀRÈ - OXUMARÊ: Girassol, acentua a atração e sedução. Deve ser usada para causar admiração.

COR AMARELO E PRETO (OU VERDE) OU TODAS AS CORES DO ARCO ÍRIS (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, índigo e violeta)

Os filhos de Oxumarê são bem mais difíceis de serem reconhecidos dos os guerreiros filhos de Iansã, os calmos e sábios filhos de Oxalá e os maternais e familiares filhos de Iemanjá, por exemplo. Mesmo assim, algumas características básicas podem ser listadas.

E a deusa não rejeita a carne de cobra. Já entre os alimentos que são sua quizila, isto é, aqueles alimentos que não podem ser consumidos ou ofertados ao orixá por fazer algum mal ou cortar seu axé, estão a tangerina, a carambola e os pombos.

OXUMARÉ - 23/9 a 22/10
Vive em busca do seu grande amor. Se entrega com paixão aos momentos de intimidade com o par. Combina com os filhos de: Ibeji, Oxumaré, Ogum, Iansã e Oxalá.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

Continuar lendo Qual o mês de Oxumarê?