Qual a diferença de OK e okay?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

As formas ok e okay estão corretas. São palavras inglesas usadas no português. São palavras sinônimas de: tudo certo, tudo em ordem, compreendido, de acordo, está bem, aprovado,... Ok é a forma mais utilizada pelos falantes.

1 compreendido, de acordo, está bem, tudo certo, tudo correto, tudo em ordem, okay.

De forma humorística, também dizia-se que OK era sigla para “orl korrect” – all correct -, ou seja, “tudo correto”. A forma escrita é OK, ou okay e, informalmente, fala-se também okey-dokey ou okey-doke.

Não, A palavra OK não existe no português e por isso não é correto usar ela. Você não pode usar OK em uma redação ou em um documento oficial. Salvo casos em que você precisa transcrever algo, como uma ação judicial ou um boletim de ocorrência.

Ok ou mais informalmente ainda Okey-dokey!

Na maioria das situações, o emoji ainda é usado desta forma, indicando que algo está correto ou que alguém está bem, que a situação está okay.

NP (No Problem)
“It's ok, np“. Se você escuta ou lê essa frase sabe o que ela significa? Ela quer dizer que está tudo bem, “sem problemas”.

Está bem, de acordo, tudo em ordem. Origem etimológica:palavra inglesa, redução do inglês all correct.

1 compreendido, de acordo, está bem, OK, tudo certo, tudo correto, tudo em ordem.

Não está correto; Não está em ordem; Não; Negativo.

1 de acordo, apoiado, certo, compreendido, entendido, ótimo, OK, está bem, tudo certo, tudo correto, tudo em ordem, isso, assim mesmo, muito bem, concordo, afirmativo, positivo.

Nos últimos anos games, redes sociais e outros meios tecnológicos adotaram a letra “K” para representar o valor mil, por exemplo, 10 mil é representado por 10K, mas muitas pessoas não sabem a razão disso e é exatamente o que vamos explicar agora.

Charles Gordon Greene

O.k.: o primeiro registro é de 1839, quando o editor Charles Gordon Greene, do jornal Boston Morning Post, de Boston, usou a abreviatura humoristicamente com o sentido de all correct (“tudo bem”).

A maioria dos historiadores concorda que OK significa “tudo correto” (no inglês, “all correct”, ou forçando a barra “oll korrect”), e é por isso que usamos a pseudossilga para expressar concordância, aprovação ou apenas como uma forma de dizer que está tudo bem.