Qual a diferença de óculos para perto e para longe?

Perguntado por: sarruda . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

No campo “para longe” sempre vai informar os seguintes problemas de visão: miopia, hipermetropia e astigmatismo. Já “para perto”, aponta que você tem presbiopia.

O produto muito conhecido quando se fala de óculos: óculos para longe, também chamados de lentes de visão simples. Eles corrigem o problema de visão e oferecem visão perfeita novamente. Para você, isto significa: melhor visão geral, qualidade de vida e melhora da segurança, por exemplo, no trânsito.

A distância média para perto é de 33 cm podendo variar para mais ou para menos dependendo da atividade ou do hábito de leitura. A distância dos óculos de leitura é em torno de 33 cm, mas podemos fazer de acordo com as necessidade de cada paciente.

O óculos que tem grau apenas para perto deve ser usado para as atividades a curta distância. Portanto não é necessário usar o dia todo, somente quando fizer atividades para perto, como leitura, costura e mexer no celular, para que tenha melhor qualidade visual nessas tarefas.

grau positivo hipermetropia: dificuldade para perto! grau negativo miopia: dificuldade para longe; astigmatismo: longe e perto.

Na grande maioria dos casos não há necessidade de uso pois o grau é muito baixo. Claro que depende também do tipo de atividade profissional que exerce. Tenho pacientes que em alguns casos prescrevo esse grau para uso uma vez que necessitam de uma visão mais nítida para sua profissão.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

As receitas comuns para multifocais progressivos são refratadas para longe, numa distância de 6,10 metros e para perto numa distância de 35/40 centímetros.

A miopia é a principal doença de não enxergar de longe
Ela acontece quando a córnea é muito curva ou quando o olho é muito longo. Isso faz com que a imagem se forme antes da retina, gerando desfoque dos elementos que estão distantes. Quanto mais perto o objeto estiver, por outro lado, mais fácil é enxergar com clareza.

Sim é possível. Utilizamos essa técnica inclusive para corrigir a visão dos pacientes que tem o grau de um olho muito diferente do outro.

Para saber qual grau do seu óculos, você precisa olhar todos os números da sua receita de óculos e os sinais que os acompanham. Dessa forma, ficará mais de identificar qual problema de visão você tem.
...
Se na sua receita veio um desses termos:

  1. Grau Plano;
  2. Plano;
  3. PL.

5 dicas na hora de escolher os óculos de grau

  1. Respeite o formato do rosto. ...
  2. Defina o material das lentes. ...
  3. Verifique quais funcionalidades fazem diferença para você ...
  4. Escolha o material da sua armação. ...
  5. Fique atento com a proteção contra a luz de telas em aparelhos eletrônicos.

A forma mais correta e prática de descobrir se o óculos novo está com o grau correto, de acordo com a receita, é levá-lo ao oftalmologista assim que recebê-lo. Dessa forma, o profissional fará a conferência do grau e das medidas dos olhos aferidas para a montagem das novas lentes na armação.

Qual é o grau de um óculos para descanso? Esses óculos não tem graduação, óculos com graus, tem como objetivo corrigir uma disfunção na visão e para isso é preciso consultar um oftalmologista e identificar qual é o problema da visão do paciente e a graduação (dioptria) necessária para corrigir este problema.

Óculos para quem usa muito tempo celular
Se você usa celular o dia inteiro, é recomendável que utilize um óculos de filtro de luz azul para proteger sua visão. Esse tipo de óculos filtra a luz azul e impede que ela chegue a nossa retina, evitando a fadiga ocular e dores de cabeça.

Se você foi no oftalmologista e ele prescreveu dois óculos, um para usar de perto e outro de longe, fique tranquilo que não prejudicará sua visão. Você terá somente o trabalho de trocar os óculos nas atividades para perto e para longe, mas o troca-troca não enfraquecerá seus olhos.

Algumas têm graus mais altos, outras mais baixos.
Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

Então, vamos fazer um exemplo de cálculo básico: se o grau é -2 (de miopia) e adição é +3 então seu grau para perto na lente vai ser de 1. Pois: -2 (para longe) +3 (adição) = 1 (para perto).

A visão normal é 20/20. Exemplo: se em toda a tabela o paciente só consegue ler a fileira do topo, ele tem uma acuidade visual de 20/200, o que significa dizer que ele precisa estar a 20 metros de distância para conseguir ler algo que alguém com visão normal consegue ler a 200 metros.

Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são:

  • Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus.
  • Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus.
  • Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

O que é normal sentir no processo de adaptação com o óculos novo? Alguns sintomas acabam sendo comuns no processo de adaptação com o óculos novo. Os dois principais sintomas são enjoo e tontura. Então, se você apresenta um desses sintomas ao usar o óculos novo, quer dizer que você está dentro do período de adaptação.