Qual a diferença de º e ª?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Os números ordinais acompanham os símbolos 'º' (masculino) ou 'ª' (feminino), os quais indicam a forma abreviada dos termos, por exemplo: 2.º ou 2.ª (lê-se segundo ou segunda). Para que não seja confundido com o símbolo de graus (°), o ponto deve sempre vir após o número (1.º/1.ª).

Os numerais podem ser cardinais ou ordinais. O número cardinal é aquele que expressa uma quantidade absoluta, enquanto o número ordinal indica a ordem ou a série em que determinado número se encontra incluído.

A abreviação de número pode ser n.º, N.º, núm. ou n. Eu quero o número 3. Eu quero o n.º 3.

200.º - ducentésimo. 300.º - trecentésimo (ou tricentésimo) 400.º - quadringentésimo. 500.º - qüingentésimo.

Precisa ser teclado full com o numérico na direita. Aí você usa alt + 166 e alt + 167 pra esses símbolos.

Referimo-nos assim ao primeiro (1.º), vigésimo sétimo (27.º), centésimo (100.º)...

Coloque o cursor onde você deseja inserir o símbolo de grau. No teclado, pressione Alt + 0176. Observação: Este método funciona somente para teclados que incluem o teclado numérico de 10 teclas.

Como se escreve em português o ordinal de 999? Escreve-se: nongentésimo (ou noningentésimo) nonagésimo nono.

111: centésimo décimo primeiro; 500: quingentésimo; 655: sexcentésimo quinquagésimo quinto; 700: septingentésimo.

Podem ser classificados como cardinais, ordinais, multiplicativos ou fracionários, sendo cada tipo usado em contextos numéricos distintos. A maioria dos numerais é invariável, mas em alguns casos (como os números ordinais) há flexão de gênero, havendo uma forma no masculino e outra no feminino.

São exemplos de números ordinais: primeiro (1.º), segundo (2.º), terceiro (3.º), décimo primeiro (11.º), vigésimo (20.º), trigésimo (30.º), quadragésimo (40.º), quinquagésimo (50.º), septuagésimo (70.º) e octogésimo quarto (84.º). Ex. 1: "As minhas meias ficam na segunda gaveta".

Os numerais cardinais indicam uma quantidade: um, dois, três, quatro, dez, cem. São representados por algarismos: 1, 2, 3, 4, 10, 100.

A abreviação é utilizada para indicar quando a informação em uma certa célula da tabela não é fornecida, seja por não se aplicar no caso em específico ou pela resposta estar indisponível, ou para responder um formulário, afirmando que a uma questão ou seção não é aplicável para quem está a responder.

O Vocabulário da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa, indica, para abreviatura de número, a grafia: n. ou N.º; indica também, para abreviatura de Excelências, a grafia Ex.as. Assim, eu escrevo a abreviatura de plural de números: n. ou N.os.

IRM | Dicionário Infopédia de Siglas e Abreviaturas.

Em teoria, relativamente a 500 anos, a forma correspondente seria "quinquicentenário", atendendo a que o antepositivo que se associa a centenário é sempre de origem latina (daí, não ser aceitável "pentacentenário", porque penta- tem origem grega), como se confirma por bicentenário, tricentenário e quadricentenário (cf.