Qual a diferença de negligente e imprudente?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4 / 5 8 votos

Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções. Imprudência: A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela.

Na imperícia, faz sem ter a habilidade necessária, enquanto que na imprudência faz sem o cuidado devido. Já na negligência a atitude é omissiva, posto que o agente deixa de fazer algo que seguramente deveria fazer.

Negligência: omissão; inobservância do dever. Exemplo: médico que, ao realizar uma cirurgia, esquece um bisturi dentro do paciente. Imperícia: falta de técnica necessária para realizar determinada atividade. Exemplo: engenheiro elétrico que assina um projeto de construção de um grande edifício.

Alguns sinônimos de negligente são: lânguido, vagaroso, descuidado. Por outro lado, alguns dos seus antônimos são: diligente, cuidadoso, atencioso e aplicado.

Significado de Imprudente
adjetivo Sem prudência; que não tem cuidado ou cautela; descuidado. Desprovido de pertinência; despropositado.

Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada. Uma pessoa pode ser imprudente por ser extremamente proativa, porém sem o conhecimento técnico necessário. De modo geral o imprudente não mede consequências, ou seja, não se dá conta dos prováveis resultados de seu ato.

Falta de prudência. 2. Acto ou dito imprudente; indiscrição.

1 descuidado, desacautelado, incauto, imponderado, irrefletido, irresponsável, desajuizado, improvidente, inconsiderado, insensato, estouvado, precipitado, precipitoso, impulsivo, arrebatado, temerário, audacioso, leviano, desatento, desleixado, negligente, insipiente, estúrdio.

Negligência é caracterizada pela ausência de precaução ou indiferença em relação ao ato realizado. Caracteriza-se por uma atitude negativa do agente que não faz algo que deveria, um estado de inércia, como, por exemplo, deixar uma arma de fogo ao alcance de uma criança.

O site Portal Médico traduziu esses três conceitos de uma forma bem sucinta: a negligência consiste em não fazer o que deveria ser feito; a imprudência consiste em fazer o que não deveria ser feito; e a imperícia em fazer mal o que deveria ser bem feito.

Falta de diligência e de cuidados: 1 inadvertência, desatenção, distração, indiligência, desaplicação, desconsideração, omissão, incúria, inobservância. Desleixo na realização de alguma coisa: 2 desleixo, desmazelo, descuido, displicência, descaso, descuramento, descuro, relaxamento, relaxo, imprevidência, desídia.

Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou de apresentar uma conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não adotando as devidas precauções.

Do latim “negligentia”, que expressa falta de cuidado, desatenção ou preguiça. Negligência significa desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, é agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso. Negligência significa desatenção, menosprezo, desdém.

É a inércia psíquica, a indiferença do agente que, podendo tomar as devidas cautelas exigíveis, não o faz por displicência, relaxamento ou preguiça mental.

Falta de atenções, menosprezo.

Devemos utilizar a palavra negligência se nos referirmos a um substantivo comum feminino com significado de desleixo, desinteresse, menosprezo, desmazelo. Exemplos: O médico foi acusado de negligência. Qualquer tipo de negligência com crianças será punido por lei.

Age com imprudência o profissional que tem atitudes não justificadas, açodadas, precipitadas, sem ter cautela. É resultado da irreflexão, pois o médico imprudente, tendo perfeito conhecimento do risco e também ignorando a ciência médica, toma a decisão de agir, assim mesmo.

7 Dicas para ser ousado sem tomar decisões imprudentes

  1. Amplie os seus horizontes. ...
  2. Identifique oportunidades e o que separa você delas. ...
  3. Analise os riscos envolvidos. ...
  4. Entenda quais são os seus medos. ...
  5. Comece através de pequenos passos. ...
  6. Nunca pare de se reinventar. ...
  7. Obtenha lições das falhas.

21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

Significado de Impudente
adjetivo Que não contém ou demonstra pudor; despudorado. Que não possui vergonha; lascivo: ato ou comportamento impudente. substantivo masculino e feminino Pessoa sem pudor ou sem-vergonha: o impudente e ignorante seguia falando besteiras.

A imprudência ocorre quando o condutor tem consciência do que é certo e, mesmo assim, escolhe o incorreto, precipitadamente e sem cautela. Por vezes, o condutor pode até agir, mas toma uma atitude adiversa do esperado. Exemplos mais comuns: passar no sinal vermelho, frear em aquaplanagens e furar preferenciais.