Qual a diferença de margem e markup?

Perguntado por: vperalta . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Sobre o que estamos falando? A margem de lucro é um percentual e o markup é um indicador. Ambos ajudam o empreendedor a precificar produtos e/ou serviços de forma assertiva; Na prática, o markup indica a porcentagem que se deve aplicar ao preço de venda para manter a margem de lucro esperada.

Markup é a diferença de custo entre o preço de venda e o preço de custo do produto ou mercadoria. Ele diz qual é o lucro total ou lucro bruto obtido em uma venda, sendo uma porcentagem sobre o preço de custo. Por exemplo, se o custo de um bem é R$ 100 e seu valor de venda é R$ 150, então o índice será de 50%.

Para definir o preço de venda do produto, o empreendedor deve realizar o cálculo do Markup. O valor é resultado do índice aplicado ao custo da mercadoria em questão, sem considerar os gastos e a margem de lucro, que veremos mais neste artigo.

Para calcular a margem de lucro, é preciso dividir o lucro da empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100. A receita (ou faturamento) é obtida pela soma do valor total recebido pela empresa nas vendas de produtos ou serviços. É possível calcular sua margem de lucro total ou separada por produto.

Margem de lucro é o valor adicionado ao preço de um produto, para definir o preço de venda. A margem de lucro é o que a empresa tem de rendimento por venda.

Markup = 100/100 – (DF + DV + ML)
Além disso, vale lembrar que o número 100 da fórmula representa o preço unitário da venda em porcentagem. Logo após chegar ao resultado dessa equação, é necessário multiplicar o valor do markup pelo custo de produção. Dessa maneira, é possível obter o preço final do produto.

Trata-se de um método de precificação com base no custo, que acaba sendo muito utilizado pela praticidade do cálculo na hora da venda. Desta forma, você pode trabalhar com mais de um markup por produto, dependendo do lucro a ser estimado.

Faixa de terreno que fica de um dos lados de uma extensão de água. 3. Cercadura.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

Agora que você já sabe o que vai na conta, saiba que há dois tipos de markup: Markup Divisor e Markup Multiplicador. Ambos os cálculos chegam ao preço de venda, porém há uma diferença entre eles. O Markup Divisor ou MKD ajuda no cálculo quando o estabelecimento tem vários custos para diferentes produtos.

Um passo a passo para calcular o markup

  1. Calcule o percentual de despesas variáveis atribuído a cada unidade de produto vendido;
  2. Calcule o percentual de despesas fixas do período atribuído para cada unidade de produto;
  3. Defina o percentual de lucro pretendido para cada unidade de produto.

O lucro é a diferença entre o preço de venda e os gastos, conforme fórmula do markup. É o valor, em unidade monetária, que remunera a empresa. Já a margem de lucro é um percentual adicionado aos gastos, na formação do preço de venda, que integra o valor total do produto e, por esse motivo, nunca é maior que 100%.

Basicamente, o lucro bruto pode ser considerado a diferença entre o seu faturamento obtido com as vendas dos produtos e serviços e os custos empresariais. Já a margem de lucro bruto é um percentual obtido da relação entre a receita total e o lucro da sua empresa.

A margem de lucro permitida por lei depende da área de atuação da empresa. Para a área comercial, é permitida uma margem que varia de 15% a 20%. Já na indústria, é de 8% a 12%. No setor de serviços, a margem permitida é de 20% a 30%.

Margem de lucro = Receitas totais – Custos
Ao transformarmos a fórmula acima em conceito, fica mais fácil de perceber que o lucro bruto é a diferença entre todo o valor que foi ganho ao vender um produto, ou executar um serviço, menos todos os custos para a fabricação ou aquisição do produto ou serviço.

O markup de venda é um índice que serve como referência no processo de precificação de produtos. Ele se baseia nos custos envolvidos na produção e na distribuição de cada produto, evitando que os preços sejam insuficientes para cobrir as despesas e retornar à margem de lucro esperada.