Qual a diferença de manteiga de garrafa?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Já a manteiga de garrafa, é feita por cozimento, então evapora-se toda a água, e no processo final não é coado. Na garrafa fica a manteiga clarificada juntamente com as partículas sólidas (açúcar e proteínas), conferindo à manteiga um sabor particular, levemente rançoso e possui em torno de 88% de gordura.

A manteiga de garrafa é um dos ícones da culinária nordestina. Seu diferencial é a sua composição 100% gordura e o fato de se manter líquida ou um pouco pastosa em temperatura ambiente, como se fosse uma manteiga clarificada, em termos gastronômicos.

Conhecendo a manteiga de garrafa
Você pode usá-la como a manteiga, espalhando no pão, por exemplo, sendo também utilizada como um ingrediente de diversos pratos regionais. Apresenta sabor característico, levemente rançoso e aroma delicado.

Pães integrais, pão preto e pão doce harmonizam muito bem com a manteiga de garrafa. Manteiga de garrafa e pão picado são uma ótima entrada ou tira gosto.

É só não abusar: segundo o biomédico Roberto Figueiredo, especialista em higiene de alimentos, a manteiga pode ficar fora por até duas horas. Mas, se você não quer acordar às 6 da manhã para guardar a manteiga até as 8 horas, a dica é deixá-la na porta da geladeira, onde a temperatura menos baixa a torna menos dura.

Gorduras Saturadas
Nesse caso, recomenda-se evitar o excesso de consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, como manteiga, gordura animal (especialmente banha, bacon e pele de frango ou de porco), além laticínios integrais.

Os resultados demonstram que o tempo de armazenamento não exerce influência significativa e que a manteiga de garrafa apresenta uma curta vida-de-prateleira face a oxidação lipídica que a torna inadequada para consumo após 60 dias a partir da data de fabricação.

Para o chef Wanderson Medeiros, do restaurante Picuí, em Maceió (AL), a boa manteiga de garrafa tem sabor e aroma adocicados, que lembram leite condensado. É comum encontrar por lá manteiga aromatizada com ervas ou incrementada com urucum, que dá um colorido especial à pipoca, como sugere Wanderson.

Melhor opção é a manteiga ghee, que é uma manteiga clarificada, usada na medicina Ayurveda e na cultura indiana como um alimento curativo e rejuvenescedor.

Amoleça a manteiga com um copo aquecido
Como o copo vai estar quente, o calor vai fazer com que o ingrediente amoleça mais rápido, mas sem chegar a derreter. Aí é só esperar uns 2 minutinhos que ela vai estar em temperatura ambiente. Só isso!

Pode ser extra ou de primeira qualidade. A manteiga extra deve ter 83% ou mais de gordura, até 3% de acidez e no máximo 2% de sal, e não deve conter corante. É mais pura e gordurosa, por isso, é ideal para preparar receitas, principalmente bolos e massas.

A manteiga da terra, também conhecida como manteiga de garrafa, é um tipo de manteiga que se mantém líquida em temperatura ambiente. Como o próprio nome deixa entender, é comercializada em garrafas de vidro e é um produto típico e muito consumido no Nordeste do Brasil.

75 calorias

Existem 75 calorias em 1 colher de sopa (30 g).

Saiba mais – A fabricação da manteiga de garrafa é em grande parte artesanal. O produto é obtido a partir do cozimento do creme de leite de vaca até que evapore praticamente toda a água e restem apenas a gordura e as partículas sólidas da nata.

Você pode colocar água dentro do copo e esquentar o líquido no micro-ondas ou preencher o copo com uma água que você acabou de ferver. Depois é só deixar a água quente dentro do copo por cerca de 2 minutinhos e depois descartar a água — cuidado, pois o copo vai estar bem quente!

Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável? Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).