Qual a diferença de manipulação para homeopatia?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Qual a diferença entre manipulação e homeopatia? Os dois medicamentos são desenvolvidos de matéria-prima, de forma artesanal, prescritos individualmente, as dosagens são personalizadas conforme as necessidades do paciente. Contudo, podemos dizer que não existe uma diferença entre ambos.

Uma das principais dúvidas de quem busca por remédio manipulado é se eles são confiáveis. Mas sim, eles são confiáveis. O que é necessário é que você consulte com um médico de confiança para passar a receita certa, com os princípios ativos adequados.

Existem, porém, medicamentos produzidos de forma mais personalizada. São os manipulados, também chamados de magistrais, feitos sob demanda em farmácias de manipulação. Ambos têm a mesma composição química e eficácia no resultado, apenas diferem quanto ao método de produção.

1 Preparar, dar forma, tocar, segurar ou transportar com as mãos. 2 Fazer funcionar com eficácia; manejar. 3 fig Influenciar ou controlar um ou mais indivíduos de maneira ilegítima e de acordo com os próprios interesses; sugestionar. 4 Provocar o falseamento da realidade; adulterar, falsear.

Significado de Manipulação
substantivo masculino Ação de manipular, de tocar, pegar ou carregar com as mãos. [Pejorativo] Falsificação da realidade que busca induzir alguém a pensar de determinada forma: manipulação de informações.

Quais são os princípios da homeopatia?

  • Lei do Semelhante. ...
  • Experimentação no Homem Sadio. ...
  • Doses Mínimas. ...
  • Medicamento Único.

A Homeopatia é uma ciência, ela não é um truque. Por isso, todo católico pode curar-se pela Homeopatia: muitos padres se tratam com ela e o próprio Papa toma os remédios homeopáticos.

O uso simultâneo de Homeopatia e produtos canforados ou mentolados pode prejudicar o tratamento.

Um dos principais problemas é o erro de dosagem. Como o controle de qualidade pode deixar a desejar, dependendo da farmácia, o engano na dose do medicamento pode não só atrapalhar o tratamento, como causar danos à saúde do cliente.

Fórmula personalizada
Certamente, a principal diferença e vantagem do medicamento manipulado é o fato de a fórmula ser personalizada. Isso significa que tanto a dosagem quanto a formulação são feitas especificamente como prescrito na receita.

Como mencionado, os medicamentos manipulados são feitos conforme a necessidade do paciente. Sendo assim, é possível elaborar um medicamento com a dose necessária para cada pessoa. Além disso, também tem como associar duas ou mais substâncias, o que reduz o número de comprimidos a serem ingeridos.

Os medicamentos manipulados chegam a ser até 30% mais baratos que os convencionais. O principal motivo para este fato é que na produção dos manipulados não há sobras, uma vez que a produção é feita na quantidade exata.

Porque o seu medicamento será exclusivo, trazendo somente os ativos necessários e na quantidade ideal. Enquanto, na indústria farmacêutica, você precisaria adquirir mais de um remédio, nessa opção todos os ativos podem estar no mesmo medicamento.

Não é permitida à farmácia a dispensação de medicamentos manipulados em substituição a medicamentos industrializados, sejam de referência, genéricos ou similares.

Quem está acostumado a manipular sabe perfeitamente o que fazer para que outro indivíduo sinta culpa mesmo sem tê-la. Novamente, alega-se inocência, fraqueza e problemas para inverter a situação e tirar a sobrecarga de si.

1 manejo, manuseio, manuseamento, maneio, utilização. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Ato de exercer controle ou influência numa pessoa: 2 controle, influência, domínio, dominação, comando, mando, autoridade.

As pessoas manipulam, por exemplo, quando dizem que você “deve” agir de uma determinada maneira, ou corre o risco de ocorrer uma situação indesejável. Aparentemente estão apelando para a razão, mas no fundo eles só procuram condicioná-lo através do medo.

Tipos de manipulação

  • Tratamento de silêncio.
  • Gaslighting.
  • Transferência de culpa.
  • Alienação.
  • Abuso de gratidão.

Ela vem do Latim mancipium, que quer dizer “tomar posse, agarrar com a mão”, de manus mais capere, “tomar, pegar, agarrar”.