Qual a diferença de mal com l para mau com u?

Perguntado por: lsalazar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Quando se usa mal e mau? “Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito.

Elas só são usadas em diferentes situações. Mal é o contrário de bem. Mau é o contrário de bom.

Use bem o MAL
MAL, no caso, é um advérbio; por isso é uma palavra invariável (sem feminino e plural): “Eles falam mal”; “Elas foram mal treinadas”. MAL só apresenta forma plural quando usada como substantivo: “Ela estava com um mal incurável”; “Nada há quem cure os seus males”.

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

MAL exerce a função de conjunção quando pode ser substituído por “logo que”. Ex: Mal saí e já começaram a falar de mim. Como conjunção, a palavra também não possui flexão de número, ou seja, é invariável.

Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem. A palavra mau, escrita com a vogal u, é gramaticalmente classificada como adjetivo, ou seja, ela atribui qualidade ou estado aos substantivos (pessoas ou coisas).

10 defeito, deficiência, deformidade, desvantagem, eiva, falha, fraco, fraqueza, imperfeição, inconveniência, mácula, mancha, pecado, problema, senão, vício. Maldade: 11 crueldade, maldade, malefício, malevolência, malfeito, malignidade, nocividade, perniciosidade, perversidade, ruindade.

Que faz maldades: 1 malvado, maldoso, maléfico, malévolo, maldito, cruel, perverso, desumano, vil, insensível, desalmado, impiedoso, inclemente, duro, frio, feroz, odioso, malevolente, molesto, pravo.

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má.

Menos mal é o contrário de “mais bem”. Por ser um advérbio, menos mal é invariável. Exemplos com menos mal: Ainda enjoei um pouco na viagem, mas passei menos mal do que das outras vezes.

Fique Atento!
Quando é advérbio, mal significa que algo foi realizado de maneira errada, por exemplo: Sofia se comportou mal na palestra. Quando é substantivo, esse termo é sinônimo de doença, problema, angústia, tristeza ou sofrimento, por exemplo: Todo o mal deve ser evitado.

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.

Seu significado está ligado à qualidade ou comportamentos, podendo ser tanto sinônimos de “ruim/ótimo” e “maldoso/bondoso”. As palavras podem se flexionar por gênero e nûmero, se tornando “má/boa”, “maus/bons” e “más/boas”. Veja alguns exemplos e entenda melhor o seu uso.

A construção correta é a gente vai. A palavra gente designa «um conjunto de pessoas», mas é um nome singular. Por isso, o verbo deve estar na terceira pessoa do singular: – A gente vai sair logo à noite?

Para usarmos corretamente essas duas palavras, basta fazer a oposição entre seus antônimos. Observe: Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Mal é advérbio, antônimo de bem.