Qual a diferença de inbound e outbound?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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O Inbound Marketing busca despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. O Outbound Marketing é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.

Essencialmente interruptivo, o outbound se refere a um conjunto de estratégias em que a empresa vai ativamente até seus potenciais clientes. No outbound, não há necessariamente uma preocupação com o interesse genuíno do alvo das ações ou interação prévia entre o prospect e a marca.

O inbound marketing é uma estratégia não-invasiva. Ou seja, são os clientes que vão até a empresa, não a empresa que vai até os clientes. Isso se dá através da produção de conteúdos relevantes, como blogs, conteúdo em redes sociais, newsletters, transmissões ao vivo, etc.

Inbound e Outbound são duas formas diferentes de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa. O Inbound Marketing busca despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. O Outbound Marketing é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.

A partir disso, o outbound marketing deve ser usado para se alcançar objetivos a curto e médio prazo, visando impactar e despertar o interesse do potencial cliente imediatamente. Lembre-se também de considerar, o ticket médio, o perfil dos clientes e a jornada de compra.

A partir do momento que a pessoa está visitando seu material, você precisa utilizar as técnicas de Inbound para atraí-la. Por isso, converter seu visitante em um lead — ou seja, em um interessado por seus produtos —, será importante para fidelizar e tornar a compra possível.

No Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário. Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa.

Em livre tradução, Inbound significa “de entrada”. Esse termo é utilizado para se referir à atração espontânea de novos clientes. O Inbound está relacionado, portanto, a ser encontrado pelos clientes e ajudá-los a percorrer a jornada de compra.

Sim, o Outbound é essencialmente interruptivo e empurra a marca para o público, quer ele queira ou não. Anúncios de TV e rádio, telemarketing, banners e anúncios gráficos, outdoors, anúncios de jornais e revistas, pop-ups e anúncios em display, são exemplos de Outbound Marketing.

A operação inbound, mais conhecida como “receptiva”, é aquela onde os atendentes aguardam ligações de clientes. A equipe está preparada para vender produtos, tirar dúvidas e oferecer suporte técnico, entre outros. Já a outbound, ou “ativa”, faz exatamente o contrário: os agentes entram em contato com as pessoas.

A logística inbound compreende toda a parte de logística do fornecedor até o seu negócio, abrangendo todas as etapas inclusas no fornecimento de matéria-prima. Ela é responsável por controlar a entrada de insumos, bens e serviços na sua empresa.

O Inbound Marketing visa atrair e conquistar de forma ativa o público-alvo e os leads qualificados, seja em buscadores, como o Google, seja nas redes sociais. Não se trata de realizar ações para o público em geral, como o velho marketing fazia. O Inbound Marketing foca os seus esforços em atrair as pessoas certas.

Por isso, o inbound precisa ser dividido em pelo menos 4 fases importantes: ATRAIR, CONVERTER, FECHAR e MANTER.

Criando o planejamento de Inbound Marketing

  1. Defina seu objetivo. ...
  2. Identifique seu público e crie personas. ...
  3. Mapeie a jornada de compra dos seus clientes. ...
  4. Crie um cronograma para a produção de conteúdo e divulgação. ...
  5. Avalie seus resultados e faça testes.

Os 3 pilares do Inbound Marketing

  • 1 – Você precisa ser encontrado online facilmente. Ser encontrado online é um dos principais desejos de quem tem site, blog ou perfil em redes sociais. ...
  • 2 – Converter visitas em leads / leads em clientes. ...
  • 3 – Analisar e melhorar as interações.

Inbound Sales é uma metodologia de vendas na qual o vendedor foca nas dores, necessidades e objetivos de cada Lead de maneira individualizada, atuando de maneira consultiva. O foco é atrair pessoas interessadas no seu negócio e construir um relacionamento duradouro com elas.

O termo outbound indica uma operação na qual os agentes entram em contato com os consumidores. Ele pode acontecer de duas formas: por meio de ligações realizadas manualmente pelos atendentes ou com a utilização de discadores automáticos em uma campanha.

As diferenças entre a logística inbound e outbound
Como vimos, a logística inbound se dedica aos processos internos, enquanto a logística outbound mantém o foco em atividades externas e de distribuição para o mercado. Essa sistemática invertida exige o acompanhamento de métricas e cuidados diferentes.

Um MQL (Marketing Qualified Lead) é um lead razoavelmente qualificado que baixou uma oferta de conteúdo ou interagiu com sua equipe de marketing, mas que ainda não entrou no seu funil de vendas. Um SQL (Lead Qualified Lead) é um lead que sua equipe de vendas qualificou como um cliente em potencial.

Estratégias de vendas outbound são aquelas realizadas para captar clientes através da prospecção ativa.
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Mas, para isso, é preciso seguir uma estrutura básica:

  1. Fazer, logo de início, sua apresentação pessoal.
  2. Explicar como chegou até essa empresa ou contato.
  3. Descobrir qual a intenção do seu contato.