Qual a diferença de idade entre Bentinho e Capitu?

Perguntado por: mramires . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Assim, com o objetivo de “atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência”, Bentinho, o narrador, conta a sua história. Volta aos seus quinze anos, quando é vizinho de Capitu, uma menina de catorze anos.

Bentinho (Bento Santiago): o narrador-personagem que conta suas memórias, membro da elite carioca do século XIX. Capitu (Capitolina): grande amor de Bentinho, personagem de origem pobre, mas independente e avançada. Escobar: o melhor amigo de Bentinho, a quem conheceu quando estudaram juntos no seminário.

Resumo da obra. O romance é narrado pelo próprio Bento Santiago, conhecido como Bentinho. Ele é um homem por volta dos seus 60 anos e que está disposto a contar sua história de amor por sua vizinha: Capitu.

Capitu, conhecida por seus "olhos de ressaca" e Bentinho com sua insegurança em relação à ninfa (como a chama no primeiro beijo do casal), nos faz lembrar dos nossos próprios medos e receios.

Quanto Capitu finalmente engravida e gera o filho, Ezequiel (nome em homenagem ao amigo), Bentinho se sente traído, pois não consegue tirar da sua cabeça que ele é, na verdade, fruto da traição entre ela e seu amigo Escobar. Além disso, Bentinho descreve sobre a similaridade existente entre seu filho e seu amigo.

Bentinho / Santiago / Dom Casmurro
Aqui, já não é mais tratado e encarado como menino: é advogado. marido, pai. Totalmente dedicado à família e apaixonado até à obsessão por Capitu, começa a demonstrar, gradualmente, indícios de desconfiança e ciúme.

Capitu era morena, de olhos claros e grandes, nariz reto e comprido, boca fina e queixo largo. As mãos, ““a despeito de alguns ofícios rudes, eram curadas com amor; não cheiravam a sabões finos nem águas de toucador, mas com água do poço e sabão comum trazia-as sem mácula.

Bentinho é um homem de cinquenta e quatro anos com “hábitos cala- dos e reclusos”, que rememora sua história de amor e ciúmes com Capitolina Pádua, conhecida como Capitu. No início da trama explica porque é conhecido como Dom Casmurro, nome que intitula o livro.

É o nosso protagonista, Dom Casmurro. Recebe esse nome devido a sua amargura e aos seus hábitos duros e reclusos. Inseguro e ciumento, o personagem vive perturbado por não saber ao certo de sua amiga de infância, e grande amor, o traiu com seu melhor amigo.

Apesar da enorme desconfiança de Bentinho, pode-se dizer que Capitu não o traiu pelo fato de ter a esposa que tem a personalidade mais forte entre todas. Além disso, Capitu era extremamente apaixonada por Bentinho, o que confirma a quase certeza de que ela não o traiu, pois ela o considerava o amor de sua vida.

O segundo, Bentinho, casa-se, como se sabe, com Capitu, o casal tem um filho e, em espelho de reciprocidade simpática, dão a ele o nome do amigo: Ezequiel.

Na infância e adolescência, Bento de Albuquerque Santiago morava na rua de Matacavalos (Rio de Janeiro), com sua mãe viúva dona Glória, a prima Justina, o tio Cosme e o agregado José Dias. Na casa ao lado, vivia Capitolina (Capitu), filha de Pádua e Fortunata.

Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.

Jurou duas vezes e uma terceira: – Ainda que você case com outra, cumprirei o meu juramento, não casando nunca. – Que eu case com outra? – Tudo pode ser, Bentinho. Você pode achar outra moça que lhe queira, apaixonar-se por ela e casar.

Dois argumentos para defender a tese de que Capitu traiu Bentinho, de que Ezequiel era filho de Escobar. O primeiro argumento é literário; o segundo, do próprio narrador.

Bentinho afirma que o filho imitava o amigo Escobar com tanta perfeição que conseguia imitar até os seus olhos. Esta inocente brincadeira de criança também foi motivo de desconfiança para Bentinho, que passou a desconfiar de que Ezequiel fosse filho de Escobar.

Bentinho

Bentinho é o protagonista e também um antagonista da obra Dom Casmurro. É um homem atormentado pelo ciúme e pela dúvida em relação à fidelidade de sua esposa, Capitu.

Capitu: Significa "relativa a Capitólio" ou "a cabeça". Esse nome é o apelido de Capitolina, forma feminina de Capitolino, que vem do latim Capitolium e significa "relativa a Capitólio".

Machado de Assis em Dom Casmurro, define os olhos de Capitu, numa "retórica de namorado", Olhos de Ressaca. Olhos que arrasta tudo para dentro de si. Exemplo de uso da palavra Olhos de ressaca: "José Dias dera deles, olhos de cigana oblíqua e dissimulada".