Qual a diferença de humidade e umidade?

Perguntado por: mtavares5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Muitas pessoas têm dúvida sobre qual a grafia correta desta palavra: umidade ou humidade. Ambas existem e estão corretas na língua portuguesa, sendo que umidade é usado no português do Brasil e humidade no português de Portugal.

A umidade do ar é um elemento climático que indica a presença de vapor de água na atmosfera. A presença de vegetação, corpos de água e até mesmo objetos humanos influencia na umidade.

Segundo o acordo ortográfico, palavras que tenham em sua etimologia a letra h devem iniciar com a mesma consoante, ou seja, com “h”. Porém, é permitido a supressão da letraquando essa já estiver em uso, como é o caso de “úmido”.

A alta umidade relativa do ar — valores acima dos 70% — também traz malefício, como a sensação de calor extremo devido à dificuldade de evaporação do suor do corpo. Também são recomendadas algumas medidas para o combate aos danos causados pelo ar seco.

Quando se diz que 80% é a umidade relativa do ar é porque esse ar tem um limite de saturação. Ou seja, estamos com 80% de umidade relativa faltando 20% para esse ar não conseguir mais reter a água”, exemplifica.

O que é ar úmido? O ar pode ser considerado uma mistura de ar seco e vapor de água. Se contiver vapor de água, será chamado de ar úmido, mas a umidade do ar pode variar dentro de uma grande faixa. Os extremos são ar completamente seco e ar saturado com umidade.

7 sinônimos de úmido para 2 sentidos da palavra úmido: Levemente molhado: 1 embebido, irrigado, molhado, orvalhado, rosado.

As áreas úmidas são complexos ecossistemas que englobam desde as áreas marinhas e costeiras até as continentais e as artificiais. Alguns exemplos são os lagos, manguezais, pântanos e também áreas irrigadas para agricultura, reservatórios de hidrelétricas etc.

Já o 100%, que acontece na natureza às vezes, indica que o ar está saturado e não pode absorver mais água. É como pôr tanto açúcar no chá que ele não dilui mais e acumula no fundo.

Tipos de Umidade

  1. Umidade decorrente de intempéries. a) É um tipo de infiltração decorrente da água da chuva que penetra diretamente pela fachada e/ou cobertura do edifício, em conseqüência de uma impermeabilização deficiente.
  2. Umidade por condensação. ...
  3. Umidade ascendente por capilaridade. ...
  4. Umidade por infiltração.

Para tirar a umidade do ambiente de forma segura, prática e econômica, o ideal é usar um desumidificador de ar. O Desidrat é útil em cômodos como dormitório, sala, cozinha, lavanderia e banheiro, além de dentro dos armários e guarda-roupas.

Como saber se o ambiente está muito úmido? Hoje em dia, existem mecanismos que medem a umidade relativa do ar em casa, como o higrômetro, por exemplo. Quando o indicador está acima de 65%, o ambiente está demasiadamente úmido. Mas os efeitos da umidade alta são visíveis mesmo sem equipamentos.

Colocar um balde no quarto, ter plantas dentro de casa ou tomar banho com a porta do banheiro aberta são ótimas soluções caseiras para umidificar o ar quando este está muito seco e dificulta a respiração, deixando as narinas e a garganta seca.

O clima equatorial é registrado nas zonas próximas ao Equador, como partes da África, do Brasil e sudeste asiático. É o clima mais quente e úmido do planeta.

Se considerarmos, portanto, que o ponto de saturação do ar é de 4%, conforme citado acima, então, quando a umidade relativa for de 60%, a umidade absoluta será de 2,4% . Consequentemente, quando está chovendo, significa que a umidade relativa do ar no local está em sua porcentagem máxima.