Qual é a diferença de homônimos e parônimos?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.

Quando as palavras têm a grafia idêntica, é possível chamá-las de homônimas homógrafas. Já as palavras que têm a pronúncia idêntica e diferem na escrita são chamadas de homônimas homófonas.

Homônimos perfeitos ou palavras perfeitas possuem os significados diferentes, mas a escrita e sonoridade são iguais. Exemplos: Arma (instrumento de luta ou defesa) e arma (verbo armar); Caminho (itinerário) e caminho (verbo caminhar);

Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos.

Nomes homônimos são literalmente o mesmo nome, ou seja, o que diferencia essas pessoas são os seus documentos pessoais, como CPF, RG e Inscrição perante o INSS.

Por isso as palavras homônimas podem ser: a) Homônimas Homófonas que tem som igual e significados diferentes: paço e passo, cassar e caçar, etc. b) Homônimas Homógrafas que tem escrita igual e significados diferentes: colher e colh(é)r, (ô)lho e (ó)lho etc.

As Parônimas são palavras parecidas na escrita e na pronúncia, mas diferentes no significado: coro e couro; osso e ouço.

De 217 milhões de pessoas cadastradas na base da proScore, 116 milhões são homônimos.

Brasil tem 116 milhões de homônimos; saiba como fugir de fraudes.

A palavra “homógrafa” tem origem grega (homographos) e significa “igual escrito”, isto é, são aquelas palavras que possuem a mesma grafia/escrita, mas têm significados e pronúncias diferentes.

A área da Semântica que estuda os homônimos é chamada de Homonímia, e eles podem se classificar em três:

  • Homônimos Perfeitos;
  • Palavras Homófonas;
  • Palavras Homógrafas.

Xará: significado
Como falamos acima, a palavra xará vem do tupi-guarani. Nessa língua, significava “tirar do meu nome” ou “aquele que tem meu nome”. E essa acepção foi mantida em português. Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra.

A polissemia acontece quando uma mesma palavra apresenta dois ou mais sentidos. Ocorre ambiguidade se o duplo sentido dificultar o entendimento do enunciado. Uma única palavra pode apresentar vários sentidos. Polissemia é como nomeamos o fenômeno linguístico em que uma mesma palavra tem dois ou mais significados.

Homônimos e parônimos: exemplos de palavras parônimas
Apreender (capturar, assimilar) / Aprender (tomar conhecimento); Apurado (refinado, desvendado, averiguado) / Acurado (feito com muito carinho); Apóstrofo (sinal gráfico) / Apóstrofe (figura de linguagem); Arriar (descer, cair) / Arrear (pôr arreios);

Os sinais que representam o significado de COINCIDÊNCIA: quando coisas acontecem iguais sem o combinado e DIABO: um anjo do mal, também são sinais homônimos, pois eles são pronunciados pela mesma forma.

Que tem o mesmo nome: O filme Dom Casmurro é baseado no livro homônimo de Machado de Assis.

Homônima é o feminino de homônimo.

2º - Qualquer pessoa física poderá comprovar a ocorrência de homonímia, com relação a fatos e informações constantes de registros ou assentamentos feitos ou mantidos por pessoas de direito privado ou público, inclusive órgãos e serviços do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário - Federal, Estadual ou Municipal - ...

xará

1 sinônimo da palavra homônimo: Principais sinônimos de homônimo: 1 xará.