Qual a diferença de homeopático para fitoterápico?

Perguntado por: nximenes9 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

A fitoterapia utiliza para a preparação dos remédios a matéria-prima retirada das plantas naturais como, folhas, caule, flores, raízes e frutos. Já na homeopatia, os medicamentos além de serem feitos com substâncias vegetais, também podem possuir princípios ativos minerais e animais em sua composição.

Como agem os fitoterápicos? Estes medicamentos se utilizam dos princípios ativos de plantas medicinais para o tratamento ou a prevenção de doenças e problemas como ansiedade, gastrite, insônia, contusões, má digestão, tosse, irritação na pele, artrite e outros.

Portanto, fitoterápicos são substâncias derivadas de plantas reconhecidas por sua eficácia e usadas há milhares de anos no tratamento de determinadas patologias. Remédios naturais são quaisquer substâncias retiradas na sua forma bruta da natureza, praticamente sem purificação alguma e utilizadas como medicamentos.

Fitoterápicos são produtos obtidos de plantas medicinais ou de seus derivados - exceto substâncias isoladas -, utilizados com finalidade profilática, curativa ou paliativa. A Fiocruz ainda não tem nenhum fitoterápico na linha de produção.

Os fitoterápicos são também preparados com as plantas, mas são produtos que passaram por estudos em laboratório, que atestaram sua eficácia e segurança. Os medicamentos fitoterápicos são produtos industrializados e devem ser adquiridos nas farmácias.

– Atua em diversas situações clínicas do adoecimento como, por exemplo, nas doenças crônicas não-transmissíveis, nas doenças respiratórias e alérgicas, nos transtornos psicossomáticos, reduzindo a demanda por intervenções hospitalares e emergenciais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

Os remédios são baratos e sem resíduos químicos; A técnica se preocupa com o organismo como um todo e não com as doenças isoladamente; É um tratamento menos agressivo, que atua por meio de estímulo energético e não pelo efeito químico de uma droga; Não polui o meio ambiente e reorganiza os ecossistemas em geral.

Reconhecida no Brasil desde 1980, a homeopatia é responsável por cuidar do doente de forma integral. O tratamento homeopático restabelece o equilíbrio do organismo e o retorno à saúde, com o uso de medicamentos dinamizados em determinadas diluições de acordo com a necessidade prevista pelo médico.

Conclusão: Os fitoterápicos mais utilizados são o Guaco (Mikania glomerata), medicamentos à base de Passiflora, chá verde e fitoterápicos a base de Curcuma. A prevalência do uso é apontada como baixa pela maior parte dos estudos.

Forst (kava-kava) é a espécie com o maior número de estudos envolvendo pacientes com transtornos de ansiedade. A kava-kava, que é um fitoterápico que necessita de prescrição médica, é indicada para o tratamento sintomático de estágios leves a moderados de ansiedade e insônia, em curto prazo (1-8 semanas de tratamento).

A Fitoterapia e Homeopatia são dois processos utilizados para o tratamento doenças, e são metodologias que buscam tratar de forma natural, logo, não são provenientes de materiais industrializados.

A fitoterapia é considerada pela OMS uma prática da medicina tradicional (Simon, 2001). Todavia, o uso deve ser precedido por criteriosa identificação e classificação botânica a fim de evitar a indução de erros e problemas durante a utilização.

Depende. O efeito do medicamento homeopático varia de acordo com o grau da doença e o estado do paciente. Em casos de doenças agudas e também emergenciais, como asma, quadro de febre, convulsões ou envenenamento, por exemplo, o alívio causado pelo medicamento homeopático leva poucos minutos para ser sentido.

Embora seja um tratamento natural, o uso incorreto de plantas medicinais pode sim, desencadear alguns efeitos colaterais, tais como:

  • Enjoos;
  • Irritações gástricas;
  • Alergias;
  • Intoxicações.

Contraindicações. É um erro pensar que, por serem naturais, as plantas medicinais não causam riscos à saúde. Além do princípio ativo terapêutico, a planta pode conter substâncias tóxicas e substâncias alergênicas, ter sido contaminada por agrotóxicos e metais pesados e, ainda, pode interagir com outras medicações.

Algumas das doenças e sintomas que podem ser tratados ou prevenidos com o uso de fitoterápicos são:

  • tosse;
  • artrite;
  • lombalgia (dores na lombar);
  • ansiedade;
  • estresse;
  • alterações intestinais e estomacais;
  • insônia;
  • problemas respiratórios e muito mais!

Planta medicinal in natura; Planta medicinal seca (droga vegetal); Fitoterápico manipulado; Fitoterápico industrializado.

Quais são os benefícios da fitoterapia? Além da positiva atuação nos tratamentos de saúde, a fitoterapia apresenta outros benefícios, como a composição natural, a biodiversidade disponível e menos efeitos colaterais.