Qual a diferença de hipotônico para o hipertônico?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Diz-se que uma solução é hipertônica quando ela apresenta mais soluto que outra solução. Uma solução hipotônica, por sua vez, é aquela que apresenta uma quantidade menor de soluto e maior de solvente quando comparada à outra.

Solução hipertônica: quando há uma concentração maior de soluto, substâncias como aminoácidos e sais minerais, na solução. Ao ser inserida nessa solução, a célula perde água até secar, uma vez que a movimentação de água é feita de dentro para fora da célula.

Conceito hipertônico
Nesta grande quantidade é encontrado, sobretudo, sais e produtos. A concentrações de soluto parte sempre do menor para o maior. Por exemplo, se dentro da célula há mais água que de fora, consequentemente o processo acontecerá de fora para dentro.

A solução hipertônica de cloreto de sódio tem sido utilizada como medida profilática adicional em casos de gripe, bronquiolite, rinite, sinusite e uma variedade de problemas nas vias aéreas. O tratamento com sprays tem efeito nas vias aéreas superiores, já a nebulização atinge também o pulmão.

Diz-se que uma solução é hipertônica quando ela apresenta mais soluto que outra solução. Uma solução hipotônica, por sua vez, é aquela que apresenta uma quantidade menor de soluto e maior de solvente quando comparada à outra.

No adulto, a hipotonia traduz-se por perda de equilíbrio com quedas frequentes, dificuldade em levantar-se a partir da posição sentada ou deitada, grau invulgarmente elevado de flexibilidade dos calcanhares, joelhos e cotovelos, dificuldade em alcançar ou erguer um objeto.

As principais doenças que causam hipotonia são aquelas decorrentes de falta de oxigênio antes ou depois do nascimento, falhas na formação cerebral e causas genéticas. Ainda, algumas infecções como Meningite e Zika podem também gerar esse sintoma.

1. [ Medicina ] Relativo à hipotonia ou à diminuição do estado normal de firmeza ou elasticidade de um órgão ou de um tecido (ex.: esfíncter anal hipotónico ). 2. [ Química ] Que tem osmolaridade baixa; que tem a concentração do soluto menor do que a concentração do solvente (ex.: meio hipotónico ).

Tipos de solução
Solução hipotônica: a pressão osmótica de uma é menor do que a da outra, ou seja, uma das soluções é a menos concentrada. Solução isotônica: as duas soluções envolvidas apresentam a mesma concentração de componentes químicos, pois as as pressões osmóticas são iguais.

Se a concentração de soluto fora da célula for menor que aquela dentro da célula, e os solutos não puderem atravessar a membrana, então essa solução será hipotônica à célula.

A solução hipotônica é aquela que apresenta menor concentração de soluto se comparada com outro meio, sendo que os mesmos estão separados por uma membrana semipermeável.

A hipotonia pode ser causada por diversos problemas de saúde, incluindo fatores nutricionais – raquitismo e desnutrição -, cerebrais e até mesmo genéticos – como Síndromes de Down, Prader-Willi e atrofia muscular espinhal.

Episódio Hipotônico Hiporresponsivo (EHH) é normalmente descrito na literatura como um “início súbito de hipotonia e hiporresponsividade, associadas à alteração da coloração da pele (palidez ou cianose), que ocorrem dentro de 48 horas após a vacinação de crianças, sem outras causas que justifiquem sua ocorrência”.

Postura demasiado rígida (Hipertonicidade) ou demasiado mole (Hipotonicidade).

Pacientes com desidratação e normovolemia tipicamente apresentam deficit de água livre e utiliza-se soluções hipotônicas (p. ex., soro glicosado a 5% com soro fisiológico a 0,45%).

O soro fisiológico (0,9%) é ligeiramente salinado, quase como a água e o soro hipertónico é mais salinado (3%).

Em situações simples como a congestão ou corrimento nasal, está fortemente recomendado a utilização de aerossóis (nebulização) apenas com soro fisiológico. Este aerossol simples permite a hidratação das vias aéreas, melhora a mobilidade dos cílios e ajuda a desobstruir as vias aéreas.

Quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água e ao contrário da célula animal, ela não se rompe, pois é revestida pela parede celular, que é permeável, mas tem elasticidade limitada, restringindo o aumento do volume da célula.