Qual a diferença de hipocrisia é hipócrita?

Perguntado por: ialmeida9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

A forma correta de escrita da palavra é hipocrisia. A palavra hipocresia está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino hipocrisia sempre que quisermos referir a atitude de quem é hipócrita, ou seja, falso, fingido, dissimulado. Assim, hipocrisia é sinônimo de falsidade, fingimento, dissimulação.

Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza ou realizava a mesma ação. O linguista e analista social Noam Chomsky define hipocrisia como "…a recusa de aplicar a nós mesmos os mesmos valores que se aplicam a outros".

Existem vários tipos de hipocrisia. Há aqueles que exibem grandes atributos para esconder princípios morais obscuros: o racismo, o machismo, uma mente retrógrada. No entanto, o tipo de falsidade que mais abunda é a daquela pessoa que busca se encaixar, ser aceita e até mesmo louvada.

Com o tempo, passou a designar pessoas que fingem comportamentos na vida real e crenças com as quais não compactuam de verdade. Hoje, é considerado hipócrita aquele que demonstra uma coisa quando, na realidade, pensa e sente de maneira totalmente diferente.

O hipócrita é alguém que finge ter comportamentos corretos, virtuosos e socialmente aceitos, mas é alguém que oculta a realidade por trás de uma máscara de aparência. Nenhuma religião é imune à hipocrisia.

No mundo atual, a palavra “hipócrita” às vezes se refere às pessoas que dizem uma coisa e fazem outra. Mas a palavra grega traduzida como “hipócrita” significa um ator de palco. Figurativamente, significa um mentiroso ou um fingido — alguém que nem mesmo está tentando ser autêntico.

Hipocrisia significa fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui. Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça.

Coloque limites

  1. Tenha cautela a respeito das coisas que você conta da sua vida, e jamais revele segredos;
  2. Não dê espaço para que ela fale da vida de outras pessoas para você;
  3. Não dependa da pessoa para nada, e evite pedir favores;
  4. Não fale da vida de ninguém para essa pessoa.

1 falsidade, dissimulação, fingimento, farsa, disfarce, sonsice, imposturice, impostura, simulação, insinceridade, deslealdade, duplicidade, mendacidade, tartufice, tartufismo, jacobice.

Como mencionado acima, a hipocrisia é moeda de passe a algum objeto de valor na sociedade. Os indivíduos percebem que precisam construir determinada identidade a fim de obterem certos privilégios com relação aos demais.

Ocorre quando uma pessoa, incapaz de ser verdadeira, simula condutas e exige do outro aquilo que nem ela mesmo possui.

“O hipócrita é uma pessoa que finge, lisonjeia e engana porque vive com uma máscara no rosto, e não tem a coragem de enfrentar a verdade. Por isso, não é capaz de amar verdadeiramente: limita-se a viver pelo egoísmo e não tem a força para mostrar o seu coração com transparência”.

Quando alguém age de forma hipócrita, acaba gerando desconfiança e afetando negativamente as relações interpessoais. Além disso, a hipocrisia pode perpetuar situações de injustiça e desigualdade, já que muitas vezes ela é usada para justificar comportamentos abusivos ou discriminatórios.

Assim, nesta época, ao mencionar qualquer artista que exercia o ofício de ator, os gregos empregavam a palavra “hypokrités” que simbolizava, artisticamente, a pessoa que representava, utilizando-se de várias faces, por conta do uso de máscaras diferentes.

O Profeta Mohammad SWS disse: “As quatro características do hipócrita são: 1- Quando lhe é confiado algo, burla. 2- Quando fala, mente. 3- Quando promete, não cumpre; e 4-Quando disputa, abusa (da complacência alheia).”