Qual a diferença de Hiperônimo é sinônimo?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Qual o significado de hipônimo e hiperônimo? Hiperônimo é toda palavra que possui sentido amplo, geral. Enquanto hipônimo é justamente o contrário, é a palavra na sua especificidade.

O hiperônimo é superior hierarquicamente, transmite a ideia de um todo, enquanto o hipônimo é referente a uma parte contida nesse todo, assim, são compreendidos como inferiores. Por exemplo, aves é o hiperônimo de galinha, arara, pardal ou águia, que são hipônimo.

Significado de hipônimo
[Linguística] Termo com sentido mais específico em relação a outro com o sentido mais genérico. Relativo ao termo cujo sentido é mais específico que outro. Etimologia (origem da palavra hipônimo). Hipon + imo.

O que é um sinônimo? Sinônimo, o que é? Um adjetivo masculino utilizado para classificar palavras que, mesmo tendo uma grafia diferente, apresentam o mesmo significado que outra (ou, pelo menos, um significado muito próximo).

("Rosa" é hipónimo/hipônimo de "flor".)

Resposta verificada por especialistas
Todos são derivados de leite, ou seja, "laticínios".

A hiperonímia indica uma relação hierárquica de significado que uma palavra superior estabelece com uma palavra inferior. O hiperônimo é uma palavra hierarquicamente superior porque apresenta um sentido mais abrangente que engloba o sentido do hipônimo, uma palavra hierarquicamente inferior, com sentido mais restrito.

Nesse sentido, dizemos que flores é um hiperônimo de rosas, margaridas e bromélias, enquanto estas são hipônimos daquela.

Vegetal é hiperônimo de rosa, pois é mais genérico.

Significado de Hiperônimo
substantivo masculino [Linguística] Termo com sentido mais genérico em relação a outro mais específico.

A palavra animal é um hiperónimo de cão, gato, leão, tigre, elefante, girafa, rinoceronte, etc. Ou ainda, a palavra vestuário é um hiperónimo de camisa, calças, t-shirt, saia, casaco, cachecol, etc.

topônimo - nome de uma localidade, de um lugar, de um sítio…

Quando o sentido de uma palavra for semelhante, a relação de sentido é chamada de sinonímia, e as palavras são sinônimas. Os sinônimos podem ser perfeitos (significado igual) ou imperfeitos (significado próximo). Quando o sentido for oposto, a relação é chamada de antonímia, e as palavras são antônimas.

Sinônimos Perfeitos: são as palavras que compartilham significados idênticos, por exemplo: léxico e vocabulário; morrer e falecer; após e depois. Sinônimos Imperfeitos: são as palavras que compartilham significados semelhantes e não idênticos, por exemplo: feliz e alegre; cidade e município; córrego e riacho.

Bonita: 1 bonita, linda, atraente, encantadora, formosa, airosa, elegante, esbelta, garbosa, galante, bem-apessoada, apessoada, apolínea, donairosa, harmoniosa, graciosa, jeitosa, venusta, perfeita, bem-feita, bem-acabada, bem-proporcionada, catita, caprichada.

Ferramenta é hiperônimo de chave de fenda e alicate.

Hipônimo são palavras que se relacionam pelo sentido dentro de um conjunto, ligando-se por afinidade ou por um ser parte do outro. Hiperônimo é quando os hipônimos de um conjunto são todos incluídos em termo de sentido que os abrange. Por exemplo: Legume é hiperônimo de batata.

O hipônimo é sempre uma subcategoria de uma classe mais ampla: “cachorro” é um hipônimo de “animal”; “vira-lata” é um hipônimo de “cachorro”; ipso facto, “animal” é o hiperônimo de “cachorro”, de “boi”, de “cavalo”, e assim por diante.

(“cenoura” – hipônimo e “legume” - “hiperônimo”).